Mais do que lançar tendências, o Ponta Negra Fashion Summer – Verão 2026 escreveu um novo capítulo da moda na Amazônia. Realizado na última quarta (1), no mezanino do restaurante Coco Bambu, o desfile – que teve coordenação geral de Fernando Salignac, produção de moda de Karoliny de Oliveira e hostess de Mazé Mourão – reuniu modelos, artistas e personalidades convidadas em uma passarela que, além de antecipar as cores, texturas e estilos que estarão em alta na próxima estação, cumpriu a missão fazer das passarelas um espaço de inclusão, diversidade e representatividade, mostrando que a moda é, de fato, para todos.
O modelo Tayno Carvalho, 37, foi um dos destaques da noite. Natural de Parintins e ex-dançarino de boi-bumbá, Tayno perdeu a perna esquerda em um acidente de moto, mas nunca deixou que isso o afastasse do sonho de ser modelo. E ele encontrou, nas passarelas do Ponta Negra Fashion Summer, as portas abertas para não abandonar a profissão. “Eu já desfilava antes do acidente e, com o apoio que recebi e minha dedicação na recuperação, pude continuar depois. Isso é muito importante, porque somos 18 milhões de brasileiros com deficiência, e é muito difícil ver alguém com deficiência numa passarela. Então eu me sinto honrado e feliz por estar aqui, porque sei que sirvo de exemplo para outros. Muitas pessoas me dizem que sou inspiração e motivação. Cada coisa que acontece com a gente tem um propósito, e acredito que esse é o meu”, contou, emocionado.
Muito aplaudida por quem acompanhou o desfile, a jovem Anne Maryanne, de 20 anos, viveu sua estreia nas passarelas e descobriu um novo universo, com novas possibilidades, no mundo da moda. Cadeirante, ela nunca havia desfilado antes e encarou o convite para participar do Ponta Negra Fashion Summer como uma oportunidade de se libertar de preconceitos. “Eu confesso que estava bastante nervosa, mas me senti empoderada. A gente não pode ter medo ou vergonha do nosso corpo. Muitos dizem: ‘ah, ela é cadeirante’, mas não, nós somos livres, podemos nos vestir como quisermos. Iniciativas como essa nos incentivam a ter coragem, e eu quero inspirar outras pessoas também”, afirmou.
Outro destaque da passarela foi a modelo plus size Alessandra Caldas, 35, que reforçou o impacto positivo de se ver representada no palco. “Eu comecei a desfilar em 2018, quando participei do concurso Miss Amazonas Plus Size. De lá para cá são sete anos representando as mulheres plus, mas é difícil. Quando eu comecei, não tinha referências, porque a gente não via mulheres gordas nem em fotografias nem nas passarelas. Então poder estar aqui hoje representando essas mulheres e mostrando que também existe moda para elas é incrível. O céu é o limite e não precisamos ter vergonha de nos expor. Todas somos lindas do jeito que somos”, declarou.
Para o coordenador do desfile, Fernando Salignac, a diversidade no casting é um diferencial que já se tornou marca registrada do Ponta Negra Fashion Summer. “Queremos reforçar a mensagem de que a moda é para todos. Por isso, desde a primeira edição, buscamos um desfile inclusivo, com modelos plus size, transexuais, PCDs e convidados estreantes. Essa diversidade dá ao evento um caráter único e gera identificação com o público. Além de lançar tendências, cumprimos um papel social, mostrando que a passarela é um espaço democrático e representativo”, destacou.
A coordenadora de Marketing do Shopping Ponta Negra, Luana Coelho, ressaltou a importância do evento para além da moda. “Desde a primeira edição buscamos trazer a inclusão como ponto central. A passarela é uma vitrine da sociedade e, nela, queremos mostrar que todos podem brilhar. A moda é democrática e precisa abraçar todos os públicos. No Shopping Ponta Negra, a passarela não se limita a ditar estilos: ela abre espaços, quebra paradigmas e mostra que a moda pode e deve ser para todos”, disse.
A noite em três atos
No palco, dividido em três atos, o Fashion Summer apresentou uma viagem estética inspirada no dia a dia do amazonense. O primeiro momento, Verão dos Trópicos, abriu a noite com frescor e energia em tecidos leves, estampas tropicais e cores solares, trazendo a cantora Márcia Novo como convidada especial.
Em seguida, o Midnight Blue mergulhou no azul profundo da noite, com peças sofisticadas que evocaram mistério, brilho e glamour. Nessa etapa, a moda masculina também ganhou espaço com looks mais arrumados para enfrentar o calor amazônico sem abrir mão da elegância. A influenciadora Bruna Paes Barreto foi o destaque convidado deste ato.
O terceiro e último momento, Amazônia Viva, encerrou o desfile em clima de celebração à floresta, com peças que exploraram texturas, formas e cores orgânicas, além de acessórios artesanais produzidos por cooperativas locais. O cantor Israel Paulain foi o convidado especial que coroou o encerramento, unindo cultura, tradição e identidade amazônica.
Desfile no mall aproxima público da moda
E, nesta sexta (3), o Fashion Tour do Ponta Negra Fashion Summer 2026 promete aproximar a moda dos frequentadores do shopping. Entre 19h e 20h, os corredores do mall se tornam palco para um desfile itinerante que vai apresentar as tendências do verão em uma performance que une moda, música e interação.
Modelos circularão pelos corredores vestindo os looks do desfile principal, transformando a rotina dos clientes em um encontro inesperado com as tendências do verão. Para marcar os espaços da performance, o mall ganhou adesivos especiais com a identidade visual do Fashion Summer, que funcionam como pontos de parada e interação. Tudo isso embalado de som ao vivo.
“Nosso objetivo é quebrar a barreira entre a passarela e o público. Queremos que a moda esteja ao alcance de todos, em um formato dinâmico, vivo e interativo”, explica Fernando Salignac. “É como se o shopping inteiro se tornasse uma extensão da passarela. Essa circulação permite que mais pessoas tenham contato com os looks e sintam de perto a energia que levamos para a passarela do Fashion Summer”, completa Fernando.
Sobre o Shopping Ponta Negra
Localizado no bairro Ponta Negra, área de expansão imobiliária e de forte apelo turístico, o Shopping Ponta Negra foi inaugurado em 2013, trazendo a Manaus uma proposta diferenciada de centro de compras. O empreendimento reúne um mix que se destaca pelas marcas exclusivas, nacionais e internacionais. O shopping reúne aproximadamente 147 opções entre lojas e quiosques nos segmentos de moda, serviço, entretenimento e gastronomia, com grande variedade de fast-foods e restaurantes, além de 10 salas de cinema de última geração da rede Cinépolis (incluídas salas VIP e tecnologia 3D).
Às quartas, o shopping também recebe a Feira de Produtos Regionais Agroecológicos e Orgânicos da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS), realizada das 14h às 19h, no estacionamento G1. O Shopping Ponta Negra é pet friendly, permitindo circulação de animais de pequeno e médio porte em suas dependências e conta com Espaço Família, bicicletário, empréstimo de cadeiras de rodas motorizadas, pet car e carrinhos de bebê, e wi-fi gratuito.
*Fonte – Assessoria do Shopping