As escolas do Grupo Especial do Rio começam as finais das escolhas de seus sambas-enredo para o Carnaval 2026 a partir desta sexta-feira (12).
Nesta sexta, a disputa ocorre na Vila Isabel, a partir das 21h. A quadra fica no Boulevard 28 de Setembro, 382, em Vila Isabel, com entradas a partir de R$ 20. A programação também inclui show do grupo Clareou e decisão do concurso da musa da comunidade.
A agremiação apresentará o enredo “Macumbembê, Samborembá: Sonhei que um sambista sonhou a África”, sobre o pintor, cantor e compositor Heitor dos Prazeres (1898-1966).
No sábado é a vez da Unidos da Tijuca. A festa começa às 22h com apresentação dos segmentos da escola do Borel. As entradas custam a partir de R$ 40 no site. A quadra da Unidos da Tijuca fica localizada na Avenida Francisco Bicalho nº 47 – Santo Cristo. O evento também terá a coroação da rainha Mileide Mihaile. A escola apresentará em 2026 enredo em homenagem à escritora Carolina Maria de Jesus.
Calendário
Este ano, pela primeira vez, o Rio Carnaval (marca da Liga Independente das Escolas de Samba) divulgou um calendário unificado com todas as datas de finais das disputas entre compositores.
A Paraíso do Tuiuti, que não teve disputa para escolher o samba, apresentou em agosto a composição que irá defender.
Confira, abaixo, o calendário das disputas:
Setembro
- 12 de set (sexta-feira) – Unidos de Vila Isabel
- 13 de set (sábado) – Unidos da Tijuca
- 19 de set (sexta-feira) – Imperatriz Leopoldinense
- 20 de set (sábado) – Acadêmicos do Grande Rio
- 20 de set (sábado) – Mocidade Independente de Padre Miguel
- 21 de set (domingo) – Acadêmicos de Niterói
- 25 de set (quinta-feira) – Beija-Flor de Nilópolis
- 26 de set (sexta-feira) – Portela
- 26 de set (sexta-feira) – Unidos do Viradouro
- 27 de set (sábado) – Acadêmicos do Salgueiro
- 27 de set (sábado) – Estação Primeira de Mangueira