Nascida em 1810 em Munique, a Oktoberfest é considerada a maior festa popular alemã do mundo. A celebração da cultura germânica atravessou fronteiras e, no Brasil, ganhou força em cidades colonizadas por imigrantes, como Blumenau (SC), Santa Cruz do Sul (RS) e Igrejinha (RS), que organizam anualmente suas edições. Agora é a vez de Gramado, na Serra Gaúcha, entrar nesse circuito.
Conhecida por eventos já consolidados, como o Natal Luz e o Festival de Cinema, a cidade estreia sua primeira Oktoberfest entre 25 de setembro e 5 de outubro no Expogramado. A expectativa dos organizadores é receber mais de 100 mil visitantes de todas as partes do Brasil e gerar impacto econômico superior a R$ 100 milhões na cidade.
Atrações gratuitas, shows de artistas conhecidos do grande público e concursos fazem parte da programação.
“A Oktoberfest em Gramado nasceu da iniciativa privada, mas vem genuinamente de uma manifestação da nossa cultura colonizadora. Outras cidades já fincam essa bandeira da tradição germânica, e agora Gramado também passa a ter a sua edição, em um período muito importante para nós de entressafra de eventos”, afirma Ricardo Reginato, Secretário de Turismo da cidade.
A organização espera receber boa parte dos visitantes de fora do estado e enfatiza a grande procura pela rede hoteleira, que tem cerca de 30 mil leitos disponíveis. A expectativa é que mais de 90% da capacidade seja utilizada durante os 11 dias de evento.
fonte CNN