O cinema de rua está chegando a mais comunidades ribeirinhas de Manaus. Contemplado pelo edital da Política Nacional Aldir Blanc (Pnab), da Prefeitura de Manaus, por meio do Conselho Municipal de Cultura (Concultura), o projeto “Cinema Ribeirinho” levará sessões de cinema para as comunidades Baixote, localizada na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Puranga Conquista, e Tatulândia, na RDS do Tupé, ambas na margem esquerda do rio Negro, a 25 quilômetros de Manaus, na zona rural. O projeto também oferece uma oficina de fotografia voltada para as crianças.
As sessões de cinema acontecem no dia 5/4 na comunidade Baixote e no dia 17/5 na comunidade Tatulândia. O projeto é fruto de um trabalho de busca ativa realizado pela Prefeitura de Manaus em 2024, que abrangeu comunidades periféricas e ribeirinhas, tanto nas áreas urbanas quanto rurais da cidade.
Extensão do projeto “Tupé, Arte, Cultura e Meio Ambiente”, contemplado pela Lei Paulo Gustavo, o “Cinema Ribeirinho” proporciona a experiência cinematográfica às comunidades ribeirinhas de Manaus, oferecendo uma alternativa de lazer que muitas famílias não têm condições de acessar. O projeto visa proporcionar uma experiência cultural que, devido aos altos custos e à distância da zona urbana, é inacessível para grande parte desses moradores.