O governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil), anunciou nesta segunda-feira (6) o aumento da média de procedimentos cirúrgicos gerais e ortopédicos no Hospital e Pronto Socorro (HPS) 28 de Agosto, em Manaus, no mês de dezembro de 2024. Apesar dos dados, nos corredores da unidade de saúde
De acordo com Wilson Lima, sob a gestão da Organização Social de Saúde (OSS) Agir, que assumiu a administração do hospital em dezembro, a média diária das cirurgias gerais aumentou de 15 para 24 procedimentos logo no primeiro mês de gestão. Já as cirurgias ortopédicas foram ampliadas de 5 para 15 procedimentos diários.
- Cirurgia Geral: 185
- Ortopedia: 281
- Vascular: 77
- Urologia: 100
- Demais especialidades: 65
Durante a coletiva foi apresentado um balanço geral dos atendimentos no Complexo Hospitalar da Zona Sul (CHZS), que abrange o HPS 28 de Agosto e o Instituto Dona Lindu. Segundo o governo, em dezembro foram realizados 8 mil atendimentos no 28 de Agosto e 3,7 mil atendimentos no Instituto Dona Lindu.
Wilson Lima explicou que essa é uma das mudanças estruturais que estão sendo realizadas na saúde pública amazonense. O governador relatou ainda que o processo das mudanças foi alvo de informações falsas por partes de adversários políticos e grupos que não tinham interesse no avanço do serviço público.
“Eu quero agradecer a imprensa séria, porque através de vocês conseguimos dar a transparência nesses processos. Infelizmente houve alguns, que ou não tinham informações ou agiram de má fé, postando informações falsas, grupos que não tinham interesse e políticos nos seus gabinetes gravando e colocando informações inverídicas”, disse Wilson Lima.
Ainda na coletiva, o governador destacou que determinou que todos os profissionais que já estavam atuando no Complexo Hospitalar fossem contratados pela OSS. Cerca de 80% dos novos profissionais já foram recontratados pela nova empresa gestora, afirmou Lima
