O Comitê Organizador de Paris divulgou nesta terça-feira o design da tocha olímpica dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2024 que vão acontecer na capital francesa. Na apresentação, o designer Mathieu Lehanneur, responsável pela criação da tocha, destacou que ela foi criada baseada em três pilares: Paris, igualdade e paz. Nesta quarta-feira, será celebrada a marca de um ano para as Olimpíadas, que começarão no dia 26 de julho de 2024.

Segundo Lehanneur, a igualdade está representada na simetria das formas da tocha. Já Paris, está na tocha pelas águas do Rio Sena, coração da cidade e sede da cerimônia de abertura. A tocha também representa a paz, já que ela foi pensada como um símbolo de generosidade e fraternidade.

No mês passado, já foi anunciado o percurso que a tocha olímpica fará no tradicional revezamento pelo país-sede, marcado para começar dia 8 de maio, em Marseille, sul da França. A chama olímpica também vai passar por 65 territórios até chegar à Paris, em 26 de julho. Seguindo a tradição, a tocha será acesa em Olímpia, na Grécia, passará por Atenas e seguirá para a França.

Durante o anúncio do design, Delphine Moulin, diretor de celebrações do comitê, confirmou que serão feitas 2.000 tochas. Assim, como 11.000 pessoas estão previstas para o revezamento, uma boa parte não poderá levar a peça para casa.

Foi uma discussão real, um elemento importante levou alguns meses para ser definido. Nós sabemos que nossa tocha é um aspecto real para propor como legado e um elemento de inspiração, mas, ao mesmo tempo, nossa promessa para Paris 2024 é tentar sermos sustentáveis .

Fonte Ge