Como parte da operação “Zero Metanol” que verifica a segurança sanitária das bebidas alcoólicas vendidas à população, a Prefeitura de Manaus, por meio da Diretoria de Vigilância Sanitária (Visa Manaus) da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), realizou, nesta segunda-feira, 15/10, uma fiscalização em um supermercado da zona Oeste da cidade.

A operação contou com o apoio do Procon municipal, da Delegacia Especializada em Crimes Contra o Consumidor (Decon) e da Guarda Municipal.

“Com a ação de hoje, chegamos a um total de 28 estabelecimentos desde o dia 6 de outubro, quando a operação ‘Zero Metanol’ teve início. É um trabalho que engloba vários tipos de atividades, como bares, festas e supermercados, mas com as distribuidoras de bebidas como principal alvo”, explica a diretora da Visa Manaus, Maria do Carmo Leão.

Foram encontrados, ao todo, cerca de 35 quilos de carnes de frango, entre peças inteiras de frango, cortes de filé de peito e filés empanados, inadequados para comercialização. Os alimentos foram retirados dos expositores e inutilizados no próprio supermercado com sabão e água sanitária.

Pela ocorrência, o estabelecimento foi autuado e irá responder a Processo Administrativo Sanitário, que pode resultar em multa de 1 a 400 Unidades Fiscais do Município (UFM), cujo valor unitário atual é de R$ R$ 145,37.

“As bebidas colocadas à venda no estabelecimento estavam dentro das normas de segurança sanitária, com o aspecto normal, o lacre preservado, a certificação do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e todas as informações necessárias constando dos rótulos. Porém, após uma denúncia realizada por uma consumidora durante a fiscalização, fomos até a seção dos alimentos congelados e constatamos que havia carnes de frango em situação de descongelamento, estando, portanto, impróprias para o consumo”, destacou o gerente de Vigilância de Alimentos da Visa Manaus, Ricardo Celestino.

 

Alerta

 

A Visa Manaus salienta o papel estratégico da população em denunciar a produção e venda irregular de bebidas alcóolicas, e orienta os consumidores a evitarem o consumo de bebidas alcóolicas de procedência desconhecida, além de observar aspectos como: vedação adequada, prazo de validade, informações que indiquem ingredientes, origem e registro no Mapa, e rotulagem (que precisa estar intacta, sem sobreposição, por exemplo) e comprar produtos de estabelecimentos confiáveis.

A intoxicação por metanol é uma emergência médica de extrema gravidade. A substância, quando ingerida, é metabolizada no organismo em produtos tóxicos (como formaldeído e ácido fórmico), que podem levar ao óbito. Seus principais sintomas são: visão turva ou perda de visão (podendo chegar à cegueira) e mal-estar generalizado (náuseas, vômitos, dores abdominais, sudorese).

Em caso de identificação dos sintomas, é preciso buscar imediatamente os serviços de emergência médica e contatar o Centro de Informações Toxicológicas do Amazonas (CIT/AM): (92) 3305-4702 / 0800-722-6001 (telefones de emergência) e (92) 3305-4702 / (92) 3305-4732 (telefones comuns).

Outros serviços essenciais que devem ser acionados nessas situações é o Disque-Intoxicação da Anvisa: 0800 722 6001, e o Centro de Controle de Intoxicações (CCI): 0800-771-3733.

Os estabelecimentos com bebidas suspeitas de contaminação devem ser denunciados à Ouvidoria da Visa Manaus, pelo número (92) 98842-8481 (atendimento de 8h às 13h), ou pelo e-mail visamanaus.ouvidoria@gmail.com (em qualquer horário).

*Fonte – Semsa