Inaugurada pelo Governo do Amazonas, a unidade segue fortalecendo políticas públicas de assistência alimentar no estado

O restaurante popular Prato Cheio de Manacapuru (distante 68 quilômetros de Manaus), administrado pela Secretaria de Estado da Assistência Social e Combate à Fome (Seas), completou quatro anos de funcionamento nesta semana. A unidade foi a primeira inaugurada pelo Governo do Amazonas no interior do estado.

No município, a unidade fica situada na rua Quintino Bocaiuva, nº 1288, bairro Centro. Inaugurado no dia 2 de dezembro de 2021, a unidade já serviu 74.598 refeições somente neste ano.

Antes da gestão do governador Wilson Lima, o programa atendia exclusivamente a capital. Manacapuru se tornou o primeiro município do interior a oferecer refeições de qualidade pelo valor simbólico de R$ 1, ampliando o acesso à alimentação e fortalecendo a segurança alimentar da população em situação de vulnerabilidade.

A secretária titular da Seas, Kely Patrícia, destaca que a expansão do programa Prato Cheio para os municípios do interior representa um avanço significativo nas políticas públicas de Assistência Social, tendo Manacapuru como ponto de partida desse processo.

“A expansão do programa, para além da capital, reforça o compromisso do Governo do Amazonas com a assistência social, assim garantindo que as famílias que vivem em áreas distantes tenham acesso a um alimento nutritivo e digno, com segurança alimentar”, disse.

Waldezina Monteiro da Silva, 61 anos, frequentadora do Prato Cheio, destacou a importância da alimentação para quem mais precisa. “Aqui é muito bom para a gente. A comida é boa, o cardápio é bom, principalmente para aqueles que não têm onde almoçar. Tudo aqui é muito bom”, disse.

A secretária executiva adjunta de Segurança Alimentar e Nutricional, Lane Edwards, ressalta que o programa exerce um papel fundamental no enfrentamento da fome e na promoção de uma alimentação mais saudável para a população do Amazonas.

“O Prato Cheio é um programa transformador para as famílias em situação de vulnerabilidade e contribui diretamente para a segurança alimentar e combate à fome no Amazonas. Por meio dele, o Governo do Estado garante dignidade e alimentação para a população”, ressalta Lane.

Prato Cheio

Criado com o objetivo de combater a insegurança alimentar no Amazonas, o programa Prato Cheio segue fazendo a diferença na vida de quem mais precisa. Por ano, os 44 equipamentos de segurança alimentar presentes no estado servem mais de 3 milhões de refeições.

O Prato Cheio foi criado pelo Governo do Amazonas e é gerido pela Seas e pela Agência Amazonense de Desenvolvimento Econômico Social e Ambiental (Aadesam). Ao todo, são 18 unidades localizadas na capital e 26 no interior do estado.

Restaurantes e cozinhas

O programa é dividido em dois serviços distintos: os restaurantes populares, que funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h, com refeições no valor simbólico de R$ 1; e as cozinhas populares, nas quais a sopa é gratuita e cada pessoa atendida tem direito a 1 litro de alimento, de segunda a sábado, também das 8h às 13h.

Os cardápios são preparados por nutricionistas e variam de acordo com o dia da semana.

 

*Fonte – Secom