Reunindo pais, familiares e parceiros institucionais, os alunos realizaram, na quarta-feira (03/12), sua primeira apresentação musical

Com o intuito de promover a inclusão cultural e fortalecer vínculos comunitários em São Sebastião do Uatumã, o Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM), por meio da Promotoria de Justiça local, chega ao fim do primeiro ano do projeto “Sons da Terra – Escola de Música” com duas turmas e mais de 20 pessoas atendidas.

A iniciativa, cujas atividades tiveram início em outubro, contemplou duas turmas com aulas de violão na Escola Municipal Maria Mendes. O projeto, voltado prioritariamente a crianças e adolescentes acompanhados pela rede socioassistencial do município, já atende mais de 20 participantes.

Reunindo pais, familiares e parceiros institucionais, os alunos realizaram, na quarta-feira (03/12), sua primeira apresentação musical. O evento ocorreu na escola e contou com a presença de representantes da Prefeitura Municipal de São Sebastião do Uatumã, do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), e da direção escolar, bem como das equipes que colaboraram com a implementação e execução do projeto.

De acordo com o promotor de Justiça responsável pela iniciativa, Christian Anderson Ferreira da Gama, a ideia é criar uma escola de música para a comunidade, com a inserção de vários instrumentos e aulas diárias de teoria musical e canto. “Por meio da arte, se estimula o desenvolvimento de habilidades como a concentração, raciocínio, disciplina e socialização”, explicou.

O projeto é realizado em parceria com a prefeitura, executado pela Promotoria de Justiça de São Sebastião do Uatumã, Creas, Conselho Tutelar, Secretaria Municipal de Assistência Social, Secretaria Municipal de Cultura, Escola Municipal Maria Mendes e parceiros e voluntários locais. As aulas são lecionadas por um professor, que é músico e pedagogo, disponibilizado pela prefeitura. O profissional é responsável por conduzir o processo de ensino e executar o acompanhamento pedagógico dos estudantes.

O “Sons da Terra – Escola de Música” fará uma pausa para o recesso de fim de ano e retomará suas aulas no início do ano letivo de 2026. A Promotoria de Justiça acompanha o projeto por meio do Procedimento Administrativo nº 172.2025.000028 — que, no futuro, será ampliado e contará com novos instrumentos musicais e vagas para a comunidade em geral, fortalecendo a educação musical, o desenvolvimento artístico e a formação cidadã no município.

*Fonte – MPAM