O Dia Nacional do Samba é celebrado no dia 2 de dezembro. A data foi instituída em 1960, após a publicação da “Carta do Samba” em um congresso de folcloristas e sambistas, como forma de preservar as características tradicionais do samba.
É fato que o Brasil tem uma pluralidade de estilos musicais, mas se há uma que define a “cara” do país diante das demais nações do mundo, essa sem dúvidas é o samba. Com origem no século XX, o ritmo é tão importante por aqui que tem até uma data própria para sua celebração: Dia Nacional do Samba.
- A escolha do dia se deu a partir de um congresso de folcloristas e sambistas em 1960, que lançou a “Carta do Samba”, um documento que buscava preservar as características tradicionais do gênero musical.
- Uma das explicações para a escolha da data é a visita do compositor Ary Barroso à Bahia em 2 de dezembro de 1940, embora outros historiadores apontem outras razões, como a primeira edição do “Trem do Samba” em 1996.
Anteriormente, a Lei nº 13.557, de 21 de dezembro de 2017 já instituía o Dia Nacional do Samba de Roda, a ser comemorado no dia 25 de novembro de cada ano.
Contudo, o dia 2 de dezembro já figurava há muitos anos, do calendário oficial de datas culturais no Brasil como o Dia do Samba. A sua comemoração, no entanto, era restrita a algumas cidades, em especial o Rio de Janeiro e Salvador.
Fonte – Internet