Professores e estudantes da Escola Estadual (EE) Professor José Elno Ferreira de Souza, localizada em Guajará (distante a 1476 quilômetros de Manaus), realizaram, na última quinta-feira (27/11), uma exposição científica em formato de salas temáticas por meio da culminância do projeto “Ciência em Movimento”, com o objetivo de mobilizar a comunidade escolar sobre a aplicação prática dos conteúdos de Física, Química, Matemática e Biologia no dia a dia.

A iniciativa contou com a participação de estudantes do Ensino Médio, dos turnos vespertino e noturno, que, com a liderança pedagógica dos professores das disciplinas de Exatas e Ciências da Natureza, construíram espaços de experimentação para explicação prática dos conteúdos lecionados em sala de aula. Cada ambiente foi planejado para que os estudantes pudessem participar de experimentos, atividades práticas e exposições como protagonistas.

De acordo com a diretora da unidade de ensino, Andressa Oliveira, iniciativas como o projeto Ciência em Movimento apresentam impacto positivo no desempenho educacional dos estudantes, que aprendem na prática e compartilham com os demais colegas os conteúdos absorvidos.

“Nossos alunos mostram, sempre que são desafiados, o quanto são capazes de realizar projetos grandiosos como este. O ‘Ciência em Movimento’ é a prova do potencial que cada um carrega”, destacou a diretora.

 

Aprender com criatividade

Uma das oito salas temáticas recebeu o nome de “O grande assalto da Matemática”, e uniu desafios matemáticos ao tema da série “La Casa de Papel”. Ao entrar no espaço, os estudantes passavam por uma série de desafios de cálculo e lógica para conquistar o prêmio final e deixar o espaço. Dessa forma, foi trabalhada a criatividade, o raciocínio lógico e o domínio dos conteúdos.

Além disso, os estudantes construíram também salas que abordavam os conceitos de energia elétrica, energia solar, energia eólica, processos de eletrização, experimentos com geradores elétricos, biodiversidade, robótica, dentre outros assuntos que fazem parte do conteúdo ministrado durante o segundo semestre do ano letivo.

A culminância do projeto contou com o apoio de todo o corpo docente da unidade de ensino, envolvendo a comunidade escolar em um evento que reforçou o papel da escola como espaço de integração entre professores, alunos e comunidade, produção de conhecimento, e incentivo à pesquisa.

 De acordo com o professor Jhander Martins, que leciona a disciplina de Biologia, o resultado da atividade foi surpreendente pela criatividade apresentada pelos estudantes.

“Esse projeto pretende valorizar o desenvolvimento de habilidades socioemocionais e cognitivas como comunicação, colaboração e resolução de problemas, em consonância com a Base Nacional Comum Curricular, que enfatiza a formação de cidadãos críticos, criativos e preparados para os desafios do século XXI”, afirmou o professor.