A Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, por meio da Secretaria Executiva Adjunta Pedagógica (Seap) e do Departamento de Políticas Educacionais para Diversidade (DPDI), reforça o convite para que professores e escolas da rede pública participem da pesquisa nacional do projeto “Educando para o Antirracismo”, realizada pelo Ministério da Educação (MEC), em parceria com a Universidade de Brasília (UnB).

A iniciativa tem como objetivo mapear, analisar e dar visibilidade a práticas pedagógicas antirracistas desenvolvidas em escolas de todo o país, fortalecendo a implementação das Leis nº 10.639/03 e nº 11.645/08, que tornam obrigatório o ensino da História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e Indígena.

Por meio do preenchimento do formulário, gestores e professores poderão registrar projetos, atividades, sequências didáticas, ações escolares, produções estudantis e demais iniciativas voltadas à promoção da equidade racial.

O mapeamento integra o projeto “Educando para o Antirracismo”, coordenado pelo Grupo de Pesquisa Educação, Saberes e Decolonialidades (GPDES/UnB) e financiado pelo CNPq. Os resultados subsidiarão políticas públicas, formações docentes e estratégias de fortalecimento das práticas pedagógicas voltadas aos direitos humanos e à diversidade.

A coordenadora da Coordenação de Educação em Direitos Humanos e Diversidade da Secretaria de Educação, Cláudia Pinheiro, reforça a importância da participação das escolas:

“A participação da escola e dos professores nesse formulário não é apenas uma burocracia. É uma evidência fundamental, que permitirá ao MEC, por meio da Secretaria de Educação Básica, mapear, analisar e fortalecer as práticas pedagógicas antirracistas no país. Os dados coletados são importantes para criar políticas públicas e ações afirmativas, que garantam a equidade racial na educação”, destacou a coordenadora.