O Teatro da Instalação recebe a estreia do projeto de criação do espetáculo “Aquelas que me habitam”, inspirado nas mulheres amazônicas descendentes das Ykamiabas, que propõe a reflexão sobre mulheres aguerridas, bem como aquelas silenciadas pela história. A estreia está marcada para o domingo (23/11), às 18h, com entrada gratuita.
O projeto é realizado com o apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, bem como do Governo Federal e do Conselho Estadual de Cultura.
A iniciativa inclui apresentações artísticas, roda de conversa, produção de texto sobre o processo criativo, um e-book ilustrado sobre a criação do espetáculo e um observatório de criação destinado a quatro alunos do curso de dança e teatro da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e a um jovem artista independente, que atua como pesquisador autônomo.
O projeto também conta com ações de acessibilidade, reforçando seu compromisso com a inclusão e o diálogo sensorial entre diferentes corpos e percepções.
Para a artista proponente Francis Baiardi, o projeto é também uma homenagem às mulheres que atravessam sua própria trajetória. “As mulheres Ykamiabas foram conhecidas por serem guerreiras, com habilidades e força de potência. Elas me atravessam e dialogam com as mulheres amazônicas contemporâneas, que continuam inspirando e transformando a sociedade”, explica.
