O acervo reúne exposições e ações artísticas, dados sobre curadoria, identidade visual, fotografias e estatísticas de visitação

 

Em comemoração aos 20 anos, a Galeria do Largo, Centro, zona sulde Manaus, vai disponibilizar um registro digital com os expositivos e ações artísticas realizadas ao longo das duas décadas de existência. A Galeria do Largo é um dos espaços culturais administrados pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

 

O lançamento do registro digital acontece nesta terça-feira (04/11) e estará disponível ao público a partir de quarta-feira (05/11). Para ter acesso ao material, os interessados devem solicitar por meio do e-mail galeriadolargo@cultura.am.gov.br.

 

De acordo com o curador da Galeria do Largo, Cristovão Coutinho, o registro digital funciona como um acervo memorial do espaço. “Estamos atualizando o registro há cinco anos, visando atender pesquisadores e interessados na história da Galeria. Sabemos que, nesses 20 anos, ela se tornou uma referência”, explicou.

 

Além dos expositivos e ações artísticas, o registro digital também reúne informações sobre o período das exposições, textos curatoriais, identidade visual, fotografias e estatísticas de visitação.

 

“A Galeria do Largo realiza, em média, mais de 12 exposições por ano, entre individuais e coletivas. O número de artistas é expressivo, e temos uma grande demanda de interessados em expor seus trabalhos. Nos últimos anos, foi fundamental o fortalecimento da relação entre a curadoria, os artistas e o espaço”, destacou o curador.

 

Cada solicitação de acesso ao memorial passará por uma análise, na qual será verificado o interesse do solicitante em consultar os dados históricos da Galeria do Largo.

 

A Galeria do Largo foi criada com o objetivo de receber exposições de artistas da capital e do interior do estado, voltadas às artes visuais, abrangendo desde a arte clássica até a urbana e contemporânea.

 

Programação de 20 anos

 

Dentro da programação de comemoração dos 20 anos da Galeria do Largo, no sábado (08/11), às 18h, com entrada gratuita, acontece a abertura da mostra “Ilhática Amazônica”, uma exposição coletiva que reúne mais de 50 artistas visuais do estado. A ação propõe uma imersão poética e crítica sobre o território amazônico e suas múltiplas linguagens artísticas.

 

A curadoria propõe um diálogo entre o passado e o presente das artes visuais no Amazonas, destacando a mistura de influências indígenas, africanas e europeias que formam a identidade híbrida da produção artística local.