O governador Wilson Lima comandou, na noite desta quinta-feira (19/03), a formatura de 104 aspirantes a oficiais da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), reforçando a estrutura de comando da corporação. Com a nova turma, o estado avança na recomposição do efetivo, dentro de um total de 2.348 convocados no concurso público realizado após mais de uma década sem seleção.

A solenidade foi realizada no Quartel do Comando-Geral da Polícia Militar, no bairro Petrópolis, zona sul de Manaus, reunindo autoridades civis e militares. Os novos aspirantes passam a integrar a linha de frente do planejamento e da liderança das ações policiais, fortalecendo a presença qualificada da corporação tanto nas ruas quanto na estrutura estratégica.

De acordo com o governador Wilson Lima, a formação de novos oficiais é fundamental para ampliar a capacidade de comando da Polícia Militar e garantir mais segurança para a população.

São mais 104 cadetes que passam a reforçar a segurança do Estado como aspirantes oficiais. Estamos entregando homens e mulheres preparados para atuar tanto nas ruas quanto na cadeia de comando da Polícia Militar, com responsabilidade e compromisso com a sociedade. Essa é uma etapa importante para fortalecer o efetivo e garantir um policiamento cada vez mais eficiente”, afirmou o governador.

Denominada Turma Wilson Lima, a formação marca um momento histórico por ser a primeira turma de aspirantes oriunda do concurso público de 2022, realizado após 11 anos sem ingresso de novos oficiais na corporação. A iniciativa integra a política de valorização e fortalecimento das forças de segurança.

Os 104 formandos iniciaram o Curso de Formação de Oficiais (CFO) em dezembro de 2023 e concluíram uma preparação de aproximadamente dois anos e meio, com formação acadêmica e militar. Durante o curso, os cadetes se graduaram no Bacharelado em Segurança Pública e do Cidadão, pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

São mais 104 cadetes que passam a reforçar a segurança do Estado como aspirantes oficiais. Estamos entregando homens e mulheres preparados para atuar tanto nas ruas quanto na cadeia de comando da Polícia Militar, com responsabilidade e compromisso com a sociedade. Essa é uma etapa importante para fortalecer o efetivo e garantir um policiamento cada vez mais eficiente”, afirmou o governador.

Denominada Turma Wilson Lima, a formação marca um momento histórico por ser a primeira turma de aspirantes oriunda do concurso público de 2022, realizado após 11 anos sem ingresso de novos oficiais na corporação. A iniciativa integra a política de valorização e fortalecimento das forças de segurança.

Os 104 formandos iniciaram o Curso de Formação de Oficiais (CFO) em dezembro de 2023 e concluíram uma preparação de aproximadamente dois anos e meio, com formação acadêmica e militar. Durante o curso, os cadetes se graduaram no Bacharelado em Segurança Pública e do Cidadão, pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

A formatura integra a política de recomposição do efetivo da segurança pública. Ao todo, já foram convocados 2.348 candidatos no concurso da Polícia Militar, número 74% superior ao previsto inicialmente no edital, ampliando significativamente a capacidade operacional da corporação.

No último dia 4 de março, por exemplo, foram formados mais 500 novos policiais militares, reforçando o policiamento ostensivo em todo o estado.

Além da recomposição do efetivo, o Estado tem investido na modernização da Polícia Militar, com renovação total da frota de viaturas, aquisição de armamentos e equipamentos, além de melhorias na infraestrutura e valorização dos profissionais da segurança pública.

A solenidade contou com a presença do secretário de Segurança Pública, coronel Vinícius Almeida; do comandante-geral da PM, coronel Klinger Paiva; dos vereadores Elan Alencar e Capitão Carpê; além de outras autoridades.

 

Fonte Agencia Amazonas