A Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb) promoveram, nesta sexta-feira (06/02), um encontro com parceiros de sustentabilidade dos programas e projetos que executam. O objetivo do evento, que é realizado todo ano, é celebrar os resultados alcançados, apresentar o avanço das ações e o que está programado para execução. O encontro foi realizado no Centro Cultural Palácio Rio Negro, no Centro.

A UGPE, órgão vinculado à Sedurb, é responsável pela execução das obras dos programas Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+), de Saneamento Integrado (Prosai) de Parintins, Asfalta Amazonas e Ilumina+ Amazonas, além de atuar também na coordenação do Governo Presente. A Sedurb coordena o Amazonas Meu Lar, o maior programa habitacional do estado.

Ao todo, a Sedurb e UGPE contam com aproximadamente 95 parceiros, que, de alguma forma, apoiam ações realizadas nos projetos e programas que comandam.

Entre eles, órgãos do Governo do Estado, como as Secretarias da Assistência Social e Combate à Fome (Seas) e de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnolog

ia e Inovação (Sedect), a Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM), Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM), Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Estado (Creci-AM), além de universidades, órgãos municipais, lideranças comunitárias, entre outros.

O secretário da Sedurb e da UGPE, Marcellus Campêlo, que recebeu os parceiros, apresentou o estágio atual dos programas e obras desenvolvidas, destacando a importância da colaboração entre os órgãos e instituições envolvidas. “São colaborações construídas ao longo de muitos anos e que vêm se fortalecendo cada vez mais. As parcerias são essenciais para que os objetivos de cada ação sejam alcançados, gerando benefícios diretos para a população. Estamos celebrando o que foi executado em 2025 e, ao mesmo tempo, fortalecendo e renovando o compromisso para 2026”, afirmou.

Para o defensor público e coordenador do Núcleo de Moradia e Atendimento Fundiário (Numaf), Thiago Rosas, a parceria entre a UGPE, a Sedurb e a Defensoria Pública é de suma importância para o avanço da pauta da moradia no estado do Amazonas. “Temos um grande déficit habitacional e, principalmente, uma extensa área favelizada. Nesse contexto, a atuação direta da UGPE é extremamente profícua, essa parceria precisa continuar em prol das pessoas em situação de maior vulnerabilidade”, enfatizou Rosas.

O presidente do Creci-AM, Paulo Carvalho, destacou a parceria firmada com a Sedurb no âmbito do Amazonas Meu Lar, para trazer mais segurança jurídica para os contemplados no programa, no ato do financiamento de um imóvel. “Este momento é um marco para nós e para a nossa categoria dos corretores de imóveis. Trata-se de um reconhecimento, por parte do Governo do Amazonas, da importância e do valor da nossa profissão, que é responsável por assegurar a segurança jurídica ao cliente, no momento da aquisição de um imóvel”, afirmou.

Quem também marcou presença no evento foi a líder comunitária do bairro Morro da Liberdade, Terezinha de Jesus da Silva. Para ela, o encontro representa um importante espaço de diálogo e valorização das comunidades. “Esse evento é muito importante. Agradeço ao secretário Marcellus Campêlo pelo convite e pelo espaço concedido às comunidades. Fico muito feliz em participar de um momento que fortalece nossa comunidade e valoriza a presença dos líderes comunitários”, ressaltou.

Ao final do encontro, as instituições participantes receberam certificados de reconhecimento pela atuação direta, comprometida e colaborativa na execução dos programas.

Balanço dos programas

Entre os programas apresentados durante o encontro, está o Amazonas Meu Lar, que integra ações de habitação e regularização fundiária. A iniciativa já beneficiou 29.581 famílias, com investimentos superiores a R$ 476,2 milhões, entregou 296 unidades habitacionais e possui 1,4 mil moradias em construção em todo o Amazonas.

Outro destaque foi o Prosamin+, que está urbanizando 340 mil metros quadrados ao longo do Igarapé do Quarenta, beneficiando bairros das zonas sul e leste de Manaus, com obras de saneamento básico, habitação, mobilidade urbana, além de reflorestamento. O programa prevê a construção de 808 unidades habitacionais, das quais 104 já foram entregues e 336 estão em construção. Até o momento, 1.735 famílias foram reassentadas, com meta de alcançar 2.580 até 2027.

Também foram apresentados os avanços do Prosai Parintins, que executa obras de saneamento básico, habitação e requalificação urbana, incluindo novos parques, praças e um mercado público. Já foram entregues 28 quilômetros de redes e nove poços, garantindo água de qualidade à população.

Na área de infraestrutura urbana, foram destacados os programas Asfalta Amazonas e Ilumina+ Amazonas. O primeiro já beneficia 38 municípios com obras de pavimentação e recuperação do sistema viário, melhorando a mobilidade urbana e o escoamento da produção rural. O segundo alcançou todos os 61 municípios do interior e 245 comunidades rurais, ribeirinhas e indígenas, com mais de 119 mil pontos de LED instalados, tornando o Amazonas o primeiro estado do país com iluminação pública 100% sustentável.

*Fonte – UGPE