O Ministério Público do Estado Amazonas (MPAM) realizou, na tarde desta segunda-feira (15/12), a entrega dos prêmios do 1º Concurso de Redação da Promotoria de Justiça de Manaquiri, voltado para estudantes do ensino médio do município. A estudante Sara Silva de Freitas foi a primeira colocada e conquistou a premiação de R$ 800, juntamente com uma bolsa de estágio de nível médio no MP.

O concurso foi coordenado pelo promotor de Justiça Caio Lúcio Fenelon Assis Barros, titular da comarca, e buscou incentivar a cultura e desenvolver o senso cívico dos alunos, tendo como tema: “Para você, qual é o principal problema da cidade de Manaquiri e, se fosse prefeito(a), o que faria para tentar resolvê-lo?”. Segundo ele, a atividade contou com uma grande adesão de estudantes do ensino médio, acima da expectativa, com mais de 280 participantes.

Além de despertar a criatividade, o senso cívico e político, a ação buscou ampliar o interesse dos alunos para os problemas da cidade, para que, desde cedo, os estudantes se interessem pelo assunto, para que busquem e lutem por soluções.

“Um dos principais pontos abordados em várias redações foi a falta de oportunidade de emprego para os jovens. Isso guiará a adoção de medidas junto aos órgãos competentes, apontando soluções para problemas como este, visando a criação de oportunidades de estudo e qualificação profissional, abrindo o mercado de trabalho para esse público”, explicou o promotor de Justiça Caio Fenelon.

A iniciativa contou com a parceria do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça Especializadas na Proteção e Defesa do Consumidor, dos Direitos Constitucionais do Cidadão e do Patrimônio Público (CAO-PDC) e do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf).

*Fonte – MPAM