O treinamento envolveu 35 militares, sete viaturas, sendo uma moto aquática, um quadriciclo e cinco embarcações

 

O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) realizou, na manhã deste domingo (14/12), um simulado de resgate de vítima de afogamento no Rio Negro, na Praia da Ponta Negra, zona oeste de Manaus. A atividade faz parte da formação da quarta turma do Curso de Mergulho Autônomo da instituição.

O treinamento envolveu 35 militares, sete viaturas, sendo uma moto aquática, um quadriciclo e cinco embarcações. Toda a capacitação é realizada com base na Legislação Brasileira para Mergulho Profissional e Recreativo, e na Legislação Internacional de Mergulho.

“Formar mais mergulhadores é fundamental, principalmente, no Amazonas, onde nossos rios são estradas. Esses treinamentos são essenciais para preparar os militares para situações reais e fazem parte da estratégia de investimento em capacitação promovida pelo Governo do Estado”, afirmou o comandante-geral do CBMAM, Orleilso Muniz.

A atividade contemplou demonstração de entrada na água, técnicas de busca subaquática, preparação de equipamentos, reflutuação de objeto, reflutuação controlada e remoção para área segura, além de outros exercícios.

Durante o processo de formação do curso, os alunos são avaliados semanalmente com provas específicas da atividade de mergulho, tendo que obter nota mínima de 7,0 para poder permanecer na formação. A turma teve início no dia 12 de novembro.

O curso tem 12 disciplinas, entre as quais ações emergenciais de atendimento submerso, adaptação ao mergulho em apneia, intoxicação por gases, técnica de salvamento aquático, ações emergenciais de atendimento em acidentes de mergulho e Procedimentos Operacionais Padrão (POPs) para mergulhos existentes no Brasil.

Com uma carga horária de 320 horas e 40 dias de duração, a capacitação é realizada em Manaus e Presidente Figueiredo, em locações das Forças Especiais do Exército Brasileiro, Centro de Instrução de Guerra na Selva, Departamento Aéreo da SSP, dentre outras instalações externas.