Botteco Videokê, que já existe a 28 anos no Parque 10, oferece espaço com diversão, música, microfones, telões também com futebol e lutas, comidas, promoções e datas comemorativas
Sim, cantar alivia o estresse e faz bem à saúde. Além de ser uma forma de expressar sentimentos e emoções, principalmente nessa época das festas de fim de ano, ajudando a lidar com ansiedade, de maneira saudável, a reduzir os níveis do hormônio cortisol e estimula a produção de hormônios do prazer, como a endorfina, que promove a sensação do bem-estar e prazer melhorando o humor, e a ocitocina (hormônio do amor), em atividades coletivas, o que fortalece laços sociais e a sensação de pertencimento. Você precisa saber cantar? Depende de como leva a definição ao pé da letra! Você não precisa ter uma voz profissional para se beneficiar da diversão, melhorar a autoestima e a função cognitiva, especialmente ao longo do envelhecimento.
Comece cantando sozinho, no chuveiro ou no carro, ouvindo suas músicas favoritas. Outra opção é juntar-se a grupos do coral ou a grupos de canto como no Karaokê, para potencializar os benefícios sociais e fisiológicos, como a sincronia neural e a liberação de ocitocina. Um espaço para treinar essa satisfação é o Botteco Videokê, que promove a 28 anos, de forma personalizada, essa experiência de segunda à quinta, de 18h às 01h e de sexta a sábado, de 18h às 04h, na rua Domingos José Martins, 108, bairro Parque 10 de Novembro, vulgarmente conhecido como Karaokê do buracão do parque 10.
Karaokê e Videokê são sinônimos para a mesma atividade, que é cantar junto com uma gravação, mas o termo “Videokê” se refere a um aparelho específico que foi popularizado no Brasil. Ambos consistem em exibir a letra de uma música em uma tela e eliminar a voz original, permitindo que o cantor entre no lugar. A principal diferença é que aparelhos de Videokê, como no Botteco Videokê, costumam ter funcionalidades extras como: pontuação, controle de tom e tempo, e a capacidade de armazenar um grande número de música compradas e regularizadas pelos órgãos fiscalizadores.
A proprietária da casa, Carla Cristina Teixeira, explica que “existe uma ordem para cantar. As músicas são enumeradas no cardápio digital. O Qr-code fica disponível, em adesivos nas mesas que também apresentam os cardápios de comidas e bebidas, ou abrir direto pelo perfil do Instagram @BottecoVideokeOficial. Após escolher a numeração da música desejada, é só entregar aos garçons, para incluir na ordem da lista e aguardar a sua vez. Mas tem que ter atenção, a ordem é: são duas músicas por mesa, ou quatro músicas em mesas acima de 10 pessoas. A atmosfera é super alegre e descontraída, as pessoas interagem e todos aplaudem, brincam de “brigar” pelo troféu na mesa dos que atingem 100 pontos. Nos dias de jogos importantes e lutas, utilizamos o outro telão, simultaneamente, para que a população também assista com ou sem áudio”, conta a empresária.
Além de benefícios mentais, o canto também fortalece os músculos do diafragma e do abdômen, a musculatura respiratória, melhorando a capacidade pulmonar e a respiração, e ativa o sistema cardiovascular e o sistema de recompensa do cérebro, impactando positivamente a saúde física. Além de tudo, estudos mostram que cantar pode aumentar a imunoglobulina A, que ajuda a combater infecções.
Mas como tudo precisa de organização, a casa com um forte viés musical em sua essência, o Botteco Videokê, localizado na rua Domingos José Martins, Parque 10 de novembro, funciona de segunda a sábado, a partir das 18h. Como os telões ficam ao ar livre, começou a anoitecer, o palco já está pronto para que os clientes possam ter seu momento de brilhos aos microfones, com engajamentos por públicos de todas as idades e “tribos”. Assim como jogos de futebol e lutas livres, para os convidados assistirem com e sem áudio
Karaokê: é um gênero de entretenimento onde as pessoas cantam junto com uma gravação instrumental. A letra aparece na tela. Ele foi criado no Japão em 1971, por Daisuke Inoue, que não registrou a patente. O significado é: “Kara” (vazio) + “oke” (de orquestra), o que significa “Orquestra Vazia”. Com o tempo, a indústria desenvolveu as “Karaokê Boxes”, salas privadas à prova de som alugadas por grupos de amigos, uma solução para o problema de barulho em vizinhanças
Videokê: É um aparelho popular no Brasil, que é uma forma de karaokê. Este aparelho oferece funcionalidades extras, como: Pontuação em tempo real, com base na sua performance; Controle para ajustar o tom da música à sua extensão vocal; Controle de tempo para ajustar a velocidade da música; Capacidade amplo de armazenar milhares de músicas; Interface com teclado alfanumérico para facilitar a busca. O termo Videokê foi criado no Brasil em 1996, pelo coreano Seok Há Hwang, que importou um equipamento da Coreia e o batizou.
