A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), em parceria com a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) e Organizações da Sociedade Civil (OSCs), abre, nesta segunda-feira, 1º/12, a campanha “Dezembro Vermelho”, com ação de prevenção ao HIV/Aids no mercado municipal Adolpho Lisboa, no Centro, das 9h às 15h, e abertura oficial às 11h.

No local, haverá oferta de testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites B e C, adesão à Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEP), distribuição de insumos preventivos, autotestes e atividades educativas, com o suporte da Unidade Móvel de Testagem da Semsa.

Neste ano, a campanha destaca o tema “I=I ou I=0 (Indetectável = Intransmissível)”, reforçando que pessoas vivendo com HIV que mantêm carga viral indetectável pelo uso regular dos antirretrovirais não transmitem o vírus.

Em 2025, Manaus registrou 1.298 novos casos de HIV em adultos, 445 novos casos de Aids, 183 óbitos pela doença e 130 gestantes vivendo com HIV em acompanhamento.

A rede municipal conta com quatro Serviços de Atenção Especializada (SAEs) e oito unidades de saúde que acompanham 11.954 pessoas vivendo com HIV. Para prevenção, a Semsa oferece PrEP em 14 unidades, PEP em 11 unidades, além de testes rápidos e insumos preventivos em 193 estabelecimentos da rede.

SERVIÇO

O quê – Abertura da campanha ‘Dezembro Vermelho’

Quando – Segunda-feira, 1º/12

Horário – 9h – início da programação e serviços / 11h – abertura oficial do ‘Dezembro Vermelho’

Local – Mercado municipal Adolpho Lisboa, rua dos Barés, Centro.

 

*Fonte – Semsa