O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel), realiza neste sábado (29/11) a 15ª edição do Curso de Defesa Pessoal Feminina, atividade conduzida pelo projeto Formando Campeões, vinculado ao Programa de Esporte e Lazer na Capital e Interior (Pelci). A ação ocorrerá das 8h às 12h, no Complexo Esportivo do Monte Sião, bairro Jorge Teixeira, zona leste de Manaus, reunindo 180 alunas confirmadas para uma manhã de aprendizado e prática técnica.
O secretário da Sedel, Diego Américo, ressaltou a relevância da atividade voltada ao público feminino. “O Curso de Defesa Pessoal Feminina se tornou uma referência dentro do Formando Campeões. Cada edição é construída para garantir que mais mulheres tenham acesso ao esporte como ferramenta de proteção, conhecimento e fortalecimento. Receber 180 alunas mostra que estamos no caminho certo”, destacou.
O curso tem como proposta oferecer conhecimentos essenciais de proteção e reação segura, com instrução aplicada por profissionais habilitados. As participantes terão acesso a fundamentos de bloqueio, controle corporal e movimentos defensivos que auxiliam no enfrentamento de situações de risco, promovendo segurança, preparo e confiança por meio do esporte.
O Curso de Defesa Pessoal Feminina já impactou a vida de mais de 3 mil mulheres. A iniciativa passou por diferentes regiões de Manaus, incluindo 11 bairros, além de cinco edições realizadas na Vila Olímpica de Manaus. No interior do estado, aconteceram edições nos municípios de Maués e Parintins (respectivamente, a 276 e 369 quilômetros da capital), reforçando o acesso democrático ao esporte e qualidade de vida.
Formando Campeões
Integrado ao Programa Esporte e Lazer na Capital e Interior (Pelci), o Formando Campeões tem desempenhado papel fundamental na base esportiva do Amazonas. Em dois anos de execução, o projeto ultrapassou 117 mil aulas ministradas e beneficiou mais de 1 mil alunos, oferecendo de forma gratuita as modalidades de wrestling e jiu-jitsu para jovens de 7 a 17 anos.
A iniciativa é parte do pacote de investimentos no esporte estadual anunciado em 2023, que destinou recursos superiores a R$ 8 milhões para fortalecer o desenvolvimento de novos talentos e ampliar a participação esportiva no estado.
