Durante a cerimônia que celebrou os 27 anos de emancipação do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), realizada nesta terça-feira (25/11), o Governo do Amazonas destacou o maior ciclo de investimentos já realizado na corporação. As medidas fortalecem e ampliam a presença do Corpo de Bombeiro em todo o estado, além de modernizar estruturas de combate a incêndio.
Ao comentar os investimentos realizados desde 2019, o governador Wilson Lima afirmou que a modernização do Corpo de Bombeiros tem impacto direto na vida da população, refletindo em mais segurança, agilidade e presença do Estado.
“Essa é uma entrega que estamos fazendo para aqueles que contribuíram de forma significativa para o melhoramento do Corpo de Bombeiros e para a ampliação da nossa estrutura, principalmente no interior. Nós ampliamos a presença da corporação, investimos em tecnologia e fortalecemos o efetivo, e quem ganha com isso é a população, que agora conta com homens e mulheres mais preparados para responder quando é preciso, tanto na capital quanto no interior”, afirmou o governador.
Em 2025, a presença dos bombeiros no interior saltou de 11 para 22 municípios com estruturas permanentes, resultado da implantação dos Grupamentos Integrados de Combate a Incêndio e Proteção Civil (GCIPs) em parceria com administrações municipais. Ao longo do ano, 16 novas bases foram entregues, e para 2026 estão previstas outras cinco unidades, ampliando a cobertura para 32 municípios — um crescimento de quase 200%.
Além da interiorização, o Governo do Estado reforçou o fortalecimento operacional com convocações de concursados e o reforço do efetivo, aquisição de equipamentos e viaturas especializadas, modernização de instalações do Comando-Geral e de unidades regionais, além de ampliação da frota de embarcações de atendimento fluvial. Desde o concurso de 2022, foram chamados 53 oficiais e 400 soldados, totalizando 185 já atuando e 212 concluindo formação. A corporação também incorporou 564 concursados de 2009, elevando o efetivo total de 692 para 1.537 bombeiros em 2025, um aumento de 122%.
O comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Orleilso Muniz, destacou que o processo de modernização tem garantido avanços reais no atendimento à população. Ele ressaltou o esforço contínuo da tropa e agradeceu o apoio institucional do governador Wilson Lima, enfatizando que os investimentos têm resultado em respostas mais rápidas e eficazes às demandas do estado.
