A Gincana da Melhor Idade estimula a convivência e troca de experiências entre os assistidos

A Secretaria de Estado de Assistência Social e Combate à Fome (Seas), por meio do Centro Estadual de Convivência do Idoso (Ceci) Aparecida, promoveu, nesta terça-feira (25/09), a Gincana da Melhor Idade para os idosos do grupo Mente Ativas, com uma programação com atividades físicas e lúdicas visando a melhoria da qualidade de vida, saúde e mobilidade dos assistidos.

Todas as dinâmicas foram adaptadas às necessidades dos participantes, garantindo uma experiência segura, inclusiva e adequada ao perfil do público atendido.

Entre os jogos estavam atividades como boliche, basquete, arremesso de bambolê e adivinhação. Para a psicóloga Kathleen Duarte, além dos benefícios físicos, a gincana fortalece o bem-estar emocional dos participantes. “Nós incentivamos o convívio social entre eles, a troca de experiências e o sentimento de pertencimento ao grupo.”

A frequentadora do Ceci, Maria Graciete, de 58 anos, que há dois anos integra o grupo de convivência ‘Mentes Ativas’, destacou como as atividades têm contribuído para sua saúde mental.

“Esses momentos me ajudam a lidar com a depressão e ansiedade. Eu me sinto muito feliz, e cada vez que venho para cá é um lugar onde eu me realizo. Convivo com pessoas da minha idade e isso me faz muito bem. Cada dia aqui é um momento único na minha vida”, afirmou.

A aposentada Raimunda Nonato Moreira, de 65 anos, que participa há quase dois anos das atividades do centro, também ressaltou a importância da iniciativa. “Todas as atividades que têm, eu gosto. Isso me fez muito bem, porque eu estava numa situação muito ruim quando vim pra cá. As atividades aqui me ajudaram muito, muito mesmo”, ressalta.

A coordenadora dos centros de convivência, Rita Abecassis, ressalta que as gincanas são realizadas várias vezes no ano com o intuito de estimular os idosos tanto fisicamente, como emocionalmente e psicologicamente também. “Essas atividades trabalham o psicológico, o emocional e o físico também. Por isso, elas são muito importantes para os nossos idosos do Ceci Aparecida”, afirmou.

A gincana integra a programação contínua do Ceci Aparecida, que tem como objetivo promover saúde, socialização e qualidade de vida para a pessoa idosa. O Ceci Aparecida é um dos sete centros de convivência administrados pela Seas em Manaus. As unidades atuam no fortalecimento de vínculos familiares e comunitários.

Os centros sociais oferecem diversos serviços e atividades, para crianças, adolescentes, adultos e idosos, contribuindo para melhorar a qualidade de vida dos participantes, através do esporte, lazer, cultura, capacitação profissional, além de sessões de fisioterapia realizadas pelos técnicos do Projeto Mais Vida.

*Fonte – SEAS