Por seus esforços em relação ao aumento da taxa de vacinação entre crianças e adolescentes e no combate à evasão escolar, 186 escolas da capital e do interior do Amazonas receberam, nesta sexta-feira (14/11), o selo do projeto “Juntos pela Vida” do Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM). A cerimônia, que contou com grande público, foi realizada no Auditório Carlos Alberto Bandeira de Araújo, localizado na sede da Procuradoria-Geral de Justiça.
Ao todo, foram certificadas 149 escolas e cinco centros socioeducativos de Manaus e 32 escolas no interior — distribuídas entre os municípios de Amaturá, Anamã, Atalaia do Norte, Autazes, Benjamin Constant, Careiro da Várzea, Humaitá, Japurá, Novo Airão, São Paulo de Olivença, Tabatinga, Tonantins e Urucará. Neste ano, o projeto alcançou a incrível marca de 56.040 alunos vacinados entre 67.356 auditados.
Para a idealizadora do projeto, a corregedora-geral de Justiça Silvana Nobre Cabral de Lima, o momento foi de grande comemoração. “O gestor de escola que busca alcançar essa meta, mais do que receber esse reconhecimento simbólico que o “Juntos pela Vida” faz, ele se transforma num grande vanguardista da vida. Quando cumprimos essa taxa de vacinação, nada mais estamos fazendo do que trabalhar pela vida digna de nossas crianças e adolescentes”, declarou.
Na abertura do evento, a coordenadora do projeto, procuradora de Justiça Delisa Olívia Vieiralves Ferreira, parabenizou os gestores, secretários, pedagogos e todas as equipes das escolas por seu empenho. “É um trabalho muito envolvente, que precisa de muitas estratégias, porque a gente sabe que a cobertura vacinal reduziu ao longo do tempo devido às fake news. Esse trabalho de conscientização não é fácil para os pais e, principalmente, para as escolas que são creches”, disse a coordenadora.
O projeto, que é uma iniciativa dos Centros de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça Especializadas na Proteção e Defesa do Consumidor, dos Direitos Constitucionais do Cidadão e do Patrimônio Público (CAO-PDC) e das Promotorias de Justiça da Infância e Juventude (CAO-IJ), busca certificar as escolas que alcançarem o percentual mínimo de 80% de cobertura vacinal. Mais do que reconhecer os esforços com o selo, o “Juntos pela Vida” visa impulsionar a taxa de vacinação entre crianças e adolescentes, contribuindo para o combate à evasão escolar e o desenvolvimento pleno e saudável dos estudantes.
Aprovação
A gestora da Escola Estadual Professor Ernane Nascimento Simão, Darly Sansereth de Lima, revelou estar muito feliz com o reconhecimento. “Não é fácil um trabalho assim com os pais, principalmente porque a escola é de 1º ao 5º ano, e eles são muito resistentes. Mas, com a força-tarefa que fizemos, nós conseguimos 80,4% e sou muito grata pela equipe que eu tenho na escola, o nosso secretário, os auxiliares e alguns pais também que nos ajudaram”, comentou.
A secretária executiva adjunta da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar (Seduc), Edilene Pinheiro, ressaltou que o trabalho realizado tem sido determinante para mobilizar as redes, aproximando, instituindo e fortalecendo uma agenda que promove a saúde e salva vidas.
“O Juntos pela Vida vem demonstrando, ano após ano, que, quando a educação, a saúde e a Justiça caminham juntos, a comunidade escolar e as famílias todas ganham. Porque o nosso foco, aqui, não é ver quem são os estudantes do município ou do estado. Nós estamos vendo redes, pessoas, jovens, crianças e adolescentes, trata-se de um compromisso com a educação e a cidadania. Esse é o nosso papel”, finalizou a secretária.
*Fonte – MPAM
