O Mercúrio retrógrado, considerado um dos trânsitos planetários mais temidos pelos seguidores da astrologia, começa neste domingo (9). Em termos práticos, o fenômeno traz a ideia de que um planeta, do ponto de vista do observador, parece estar caminhando para trás.
Sabemos que é uma ilusão de ótica e acontece somente quando os planetas se encontram próximos em suas respectivas órbitas. Do ponto de vista simbólico e astrológico, uma retrogradação pode indicar um momento de reajuste, por isso é normal que assuntos da natureza do planeta retrógrado não funcionem muito bem”, explica o astrólogo
Considerando que Mercúrio rege as faculdades mentais e comunicativas, os deslocamentos, as mídias, os contatos e acordos, uma retrogradação implica que esses temas sofram reajustes, encontrando, portanto, debilidades, de alguma forma.
“Importante ressaltar que a retrogradação de Mercúrio acontece 3 vezes por ano, ou seja, é um evento bem comum. Criou-se um estigma de que nada funciona por conta de Mercúrio retrógrado, mas não é verdade. Mercúrio lida com assuntos mais rotineiros e, por isso, é mais perceptível que outros planetas”, diz o profissional.
