O Mês da Consciência Negra será celebrado com grande destaque em Manaus. Neste sábado (08/11), o Mercado de Origem sediará a Festa do Povo de Axé, um evento de grande significado cultural e político. Organizada pela Associação Navezuarina, a iniciativa tem como objetivo principal celebrar a ancestralidade, fortalecer a cultura afro-brasileira e reafirmar a resistência do povo negro na Amazônia. A celebração terá início a partir das 16h
Mais do que uma festa, o evento se configura como um ato político e cultural de valorização da identidade negra. De acordo com Orny Miranda, representante da Associação Navezuarina, o encontro reunirá representantes de diferentes casas de axé, lideranças religiosas, artistas locais e grupos culturais da cidade, promovendo um encontro de fé e cultura.
A programação será rica em manifestações afro-brasileiras, incluindo, apresentações musicais e danças tradicionais; rodas de conversa sobre a relevância da luta e história negra; gastronomia afro-amazônica e momentos de celebração da espiritualidade e memória dos ancestrais. Convidamos a todos a participar”, destaca.
Consciência Negra: História, Fé e Resistência
A data da Consciência Negra, celebrada em 20 de novembro, é uma homenagem a Zumbi dos Palmares, símbolo da luta contra a escravidão e da busca por liberdade e justiça social. A Festa do Povo de Axé reflete este espírito de luta.
“Celebrar a Consciência Negra é reafirmar nossa história, nossa fé e nossa resistência. É dizer que o povo negro de Manaus está vivo, forte e presente na construção da nossa cidade,” diz Orny Miranda.
O evento é gratuito e aberto ao público, convidando toda a sociedade manauara a prestigiar, aprender e respeitar a riqueza da cultura afro-brasileira e a importância da sua história na construção social da cidade.
SERVIÇO
*O Quê:* Festa do Povo de Axé – Celebrando a Consciência Negra
*Quando:* 08 de Novembro de 2025 (Sábado)
*Horário:* A partir das 16h
*Onde:* Mercado de Origem
*Entrada:* Gratuita
