Com a chegada do fim de ano, o comércio de Manaus já começou a reforçar as equipes. Segundo pesquisa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Amazonas (Fecomércio-AM), 27% das empresas devem contratar funcionários temporários. O setor de vestuário é o que mais vai gerar oportunidades.

Além da decoração natalina, os bastidores das lojas também estão movimentados. A demanda aumentou e, com ela, a necessidade de ampliar o número de colaboradores.

De acordo com a Fecomércio-AM, a maior parte das contratações será no setor de roupas. Em uma rede de lojas de vestuário, o processo seletivo foi dividido em etapas. Na primeira, 25 pessoas foram contratadas. Na segunda, mais 40. A meta é contratar pelo menos 100 pessoas até novembro para atuar nas oito unidades do grupo.

A gestora de Recursos Humanos da rede, Rebeka Alves, explica que as vagas são essenciais para atender ao aumento de clientes durante o período.

“As contratações são cruciais para o nosso crescimento. O fluxo de consumidores aumenta muito, tanto nas lojas de bairro quanto nos shoppings. Precisamos de pessoas capacitadas para garantir qualidade no atendimento e nas vendas”, afirmou.

As vagas temporárias têm sido porta de entrada para quem busca uma oportunidade de trabalho. Ruthiele Souza, vendedora temporária, também espera ser efetivada.

“Quero me destacar nesse fim de ano e conquistar uma vaga fixa”, disse.

Segundo a Associação Brasileira do Trabalho Temporário (Asserttem), mais de 535 mil contratos devem ser gerados em todo o país entre outubro e dezembro — um crescimento de 7,5% em relação ao mesmo período de 2024.