A 25ª edição do Programa Governo Presente registrou mais de 7,6 mil atendimentos à população da zona leste de Manaus, no sábado (1º/11), no Centro Educacional de Tempo Integral (Ceti) Cinthia Régia Gomes do Livramento, no bairro Grande Vitória. Das 8h às 14h, os moradores da região tiveram acesso a diversos serviços gratuitos, como emissão de documentos, atendimentos médicos, oportunidades de crédito, além de castração de animais.

Coordenada pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), órgão da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb), Unidade de Gestão Integrada (UGI) e Casa Civil, o evento contou com o apoio da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar. Nesta edição, 35 secretarias e órgãos do Governo do Amazonas prestaram serviços à população. Os atendimentos de saúde, castração solidária de animais e emissão de documentos, continuarão de segunda-feira (03/11) até quarta-feira (05/11).

“Chegar à 25ª edição do Governo Presente é motivo de satisfação, porque representa a consolidação de uma política pública voltada para atender, diretamente, às necessidades da população”, destacou o secretário da Sedurb e da UGPE, Marcellus Campêlo. “A cada edição, buscamos atender às principais demandas da comunidade local, garantindo que o cidadão tenha acesso à saúde, cidadania e oportunidades de forma rápida e gratuita”, completou.

Morador da zona leste, o agricultor José Manuel Soares de Souza, de 66 anos, aproveitou a ação para castrar seu cachorro e comemorou a oportunidade de cuidar melhor dos animais. “A gente faz o possível para cuidar direitinho dos nossos bichinhos, e essa facilidade ajuda muito. É uma iniciativa excelente, porque evita o abandono e ensina a cuidar melhor dos animais”, declarou.

A Sepet realizou 445 atendimentos, entre castração e agendamento de cães e gatos, vacinações virais e antirrábica, garantindo cuidado e prevenção para os animais da comunidade.

A dona de casa Vânia Lopes, de 49 anos, que há tempos aguardava uma consulta com o ginecologista, conseguiu ser atendida pelo especialista disponibilizado pela Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM). ”Eu gostei do atendimento. Essa ação é muito importante para a comunidade, ajuda as pessoas que precisam. Graças a Deus consegui minha consulta”, contou.

A SES-AM, realizou mais de mil atendimentos, entre consultas presenciais com especialidades de clínico geral e oftalmologista; atendimentos por Telessaúde nas especialidades de ortopedia, cardiologia e ginecologia; e exames de mamografia e ultrassonografia na Carreta da Saúde.

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), realizou 412 testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites B e C. Além disso, foram distribuídos 7,2 mil preservativos externos e 300 internos, 4 mil unidades de gel lubrificante, 400 autotestes para HIV e materiais educativos sobre Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) e Profilaxia Pós-Exposição (PEP), garantindo encaminhamento imediato para tratamento em caso de diagnóstico positivo.