Como parte das ações da parceria entre a Prefeitura de Manaus, a empresa Ardagh Metal Packaging, e o Serviço Social da Indústria (Sesi Amazonas), 22 escolas da Secretaria Municipal de Educação (Semed) de todas as zonas geográficas da cidade, incluindo três da educação indígena e uma da educação especial, receberam, nesta quinta-feira, 30/10, kits de Robótica Educacional Lego Spike.

O evento foi realizado no Espaço de Formação e Experimentação Maria Helena Menezes (EFEX) na Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM), na avenida Maceió, Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul da capital.

Desde 2024, o projeto, que é coordenado pela Gerência de Tecnologia Educacional (GTE) da Semed, já beneficiou 24 escolas com kits de robótica e formou 96 professores. Neste ano ainda, oito novas escolas foram incluídas, totalizando 32 unidades participantes, proporcionando formação para 192 professores. Além disso, as escolas contempladas no ano anterior receberam novos kits e formação para mais quatro professores por unidade, ampliando o alcance da ação.

A robótica educacional estimula o raciocínio lógico, o trabalho em equipe e a resolução de problemas, além de preparar os alunos para os desafios e profissões do século 21. A meta visa ampliar o acesso dos estudantes às tecnologias educacionais e incentivar o aprendizado de forma prática, criativa e interdisciplinar.

De acordo com o gerente do GTE da Semed, Austônio Queiroz dos Santos, o evento marca um momento especial para as escolas.

“A entrega desses kits de robótica representa um passo importante para a própria consolidação da cultura digital nas escolas da rede municipal, tendo em vista que estamos com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) Computação, de certa forma, obrigatória nas escolas. Esse evento é muito importante, porque a robótica educacional vai muito além da montagem de robôs, pois ela estimula o pensamento crítico, o raciocínio lógico, o trabalho em equipe e desenvolve competências essenciais para a vida e para o futuro profissional dos estudantes”, salientou.