Neste domingo (26/10), escolas de todo o estado receberam candidatos para a aplicação das provas do Sistema de Ingresso Seriado (SIS) da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). O processo de seleção, que contou com mais de 48 mil inscritos, aconteceu, simultaneamente, em Manaus e nos 61 municípios do interior, em um dia marcado pela expectativa de candidatos que buscam uma vaga no ensino superior público e de qualidade.

O exame foi realizado em 167 locais, sendo 76 escolas na capital e 91 no interior, com a participação de candidatos das Etapas de Acompanhamento I, II e III. Ao todo, o SIS oferta 2.254 vagas, distribuídas entre 1.179 para a capital e 1.075 para o interior, reafirmando o compromisso da UEA com o acesso ao ensino superior em todas as regiões do Amazonas.

Os portões foram abertos às 12h e fechados às 12h50 (horário de Manaus), com início das provas às 13h e término às 18h. As provas do Vestibular 2025, acesso 2026, iniciam nesta segunda-feira (27/10) e terminam na terça-feira (28/10). A organização reforçou a importância de os candidatos chegarem com antecedência para evitar imprevistos, em virtude do grande número de participantes distribuídos em diferentes localidades.

De acordo com o pró-reitor de Interiorização da UEA, Valber Martins, que esteve presente na abertura do SIS representando o reitor, André Zogahib, a realização simultânea das provas em todo o estado reafirma o compromisso da universidade com o acesso ao ensino superior de qualidade em todas as regiões do Amazonas.

“Esse ano, temos uma novidade que é o curso de Bacharelado de Inteligência Artificial, ofertado para dois municípios do interior: Itacoatiara e Parintins, cada um contemplado com 30 vagas, o que demonstra, mais uma vez, que a UEA anda em consonância com a realidade educacional nos dias de hoje, sempre atenta para as novidades, especialmente também na área de tecnologia”, destacou.