Durante a ação, foram oferecidas consultas em oftalmologia, ortopedia, cardiologia, ginecologia, clínico geral, entre outros serviços de saúde

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) realizou 1.967 atendimentos durante a 23ª edição do programa Governo Presente, realizada neste sábado (27/09), no Centro de Educação em Tempo Integral (Ceti) Elisa Bessa Freire, na avenida Itaúba, bairro Jorge Teixeira, zona leste de Manaus. A SES-AM levou para a ação consultas e exames de imagem e serviços da Fundação de Vigilância em Saúde Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP).

Foram oferecidas consultas médicas presenciais com clínico geral e oftalmologista, além de atendimentos por Telessaúde nas especialidades de cardiologia, ortopedia e ginecologia. No local, os moradores também realizaram aferição de pressão arterial e testes glicêmicos na triagem para a consulta. Tiveram ainda acesso à Ouvidoria da SES-AM.

A Carreta de Saúde ofereceu exames de mamografia e ultrassonografia e, para ampliar o atendimento, os exames continuarão de segunda (29/09) a sexta-feira (03/10).

A secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, destaca a importância da ação. “O Governo Presente ampliou o acesso da população aos serviços de saúde, com consultas médicas presenciais e por Telessaúde em várias especialidades, atendimento da ouvidoria e a Carreta da Saúde, que disponibiliza exames de imagem. Essa iniciativa aproxima ainda mais o cidadão dos serviços da SES-AM”, afirmou.

A primeira a ser atendida para o exame de oftalmologia, Onete da Silva, de 75 anos, buscava o diagnóstico de catarata, doença que ela já vem sentindo os sintomas há alguns anos. Ela conta que já saiu da consulta com o encaminhamento para a cirurgia. ”Já tem uns anos que venho sentindo minha visão embaçada, o que atrapalha muito meu trabalho de costureira. Agora já estou saindo com a minha cirurgia encaminhada, estou muito satisfeita”, disse.

Quem também aproveitou esta edição do Governo Presente para buscar atendimento por Telessaúde foi a doméstica Érida Façanha, de 39 anos. Ela conta que aguardava uma consulta com o cardiologista e conseguiu o atendimento de forma rápida durante a ação. “Fui muito bem atendida, o médico foi ótimo. Já agendei, pelo Sisreg, os exames que ele solicitou e agora só vou aguardar a confirmação da data para realizar e retornar com os resultados”, afirmou.

*Balanço*

Nas consultas em especialidades médicas, foram registradas 102 em oftalmologia, 50 com clínico geral, 20 em ortopedia, 19 em ginecologia e 14 em cardiologia, totalizando 205 atendimentos. Além disso, foram realizados 978 atendimentos pelo Sistema de Regulação e 61 pela Ouvidoria. Na área de triagem, foram realizados 206 procedimentos de aferição de pressão arterial e 206 testes de glicemia, somando 412 atendimentos.

*Carreta da Saúde*

A Carreta da Saúde realizou 86 exames de imagem, sendo 60 ultrassonografias e 26 mamografias. A unidade móvel da SES-AM também permanece na região com atendimentos de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. A meta é realizar 1.210 exames de imagem no período.

Além das mamografias, são oferecidos exames de ultrassonografia do abdômen total e superior, tireóide, mama, próstata (via abdominal), aparelho urinário, obstétricos, transvaginais e pélvicos. Para a realização dos exames, é necessário apresentar documento de identidade com foto e encaminhamento médico. Mulheres a partir de 40 anos não precisam de encaminhamento.

A diarista Osvaldina dos Santos, de 60 anos, precisava realizar quatro ultrassonografias para o acompanhamento pós-cirúrgico, e aguardava há quase dois meses pelo atendimento. “Essa ação é maravilhosa, porque nos dá acesso mais rápido aos serviços de saúde. Eu só tenho a agradecer ao Governo por promover esse tipo de atendimento e incentivar cuidados com a nossa saúde”, disse.

*Vigilância em Saúde*

A FVS-RCP promoveu ações de prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) durante a edição.

Para a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, a iniciativa reforça o compromisso com a saúde da população. “Nosso objetivo é fortalecer a prevenção, oportunizando que seja contínua e acessível a todos”, destacou.

No total, foram realizados 161 atendimentos na triagem e 644 testes rápidos para detecção de HIV, hepatites C e D, e sífilis. Também houve a distribuição de insumos estratégicos, sendo 13.824 preservativos externos, 700 preservativos internos, 4.000 géis lubrificantes e 240 autotestes.