A Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, por meio da Coordenação de Atenção à Saúde Psicossocial (CASP) da Gerência de Programas e Projetos Complementares (GPPC) e da Coordenação de Atenção ao Servidor (CAS) da Gerência de Admissão e Atenção ao Servidor (GAAS) , realizou, nesta quarta-feira (10/09), a abertura oficial da Campanha Setembro Amarelo 2025, em alusão ao Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio (10 de setembro).
Com o objetivo de sensibilizar a comunidade escolar sobre a importância da prevenção, a campanha reforça práticas de empatia, acolhimento e respeito, além de estimular ambientes mais seguros e saudáveis para estudantes e servidores da rede estadual de ensino.
A secretária de Educação, Arlete Mendonça, destacou a relevância da mobilização.
“Na correria do dia a dia, muitas vezes não nos atentamos aos sinais. Um gesto de empatia pode mudar tudo. É fundamental que nós nos tratemos, uns aos outros, com respeito, humanidade e cuidado. O Setembro Amarelo nos lembra de que precisamos olhar para o próximo com mais atenção”, afirmou.
A CASP, que atua diretamente junto aos estudantes, promove durante todo o ano palestras, atividades pedagógicas, rodas de conversa e visitas técnicas às escolas da rede estadual para o fortalecimento da saúde mental. Segundo a coordenadora da CASP, Luciana Macellaro, o mês de setembro é um momento de intensificação desse trabalho.
“O Setembro Amarelo é um período de mobilização mais firme, mas o cuidado com a saúde mental dos nossos alunos acontece ao longo de todo o ano, com diferentes ações educativas e de acolhimento. Nossa missão é apoiar a comunidade escolar de forma contínua”, destacou.
Já entre os servidores da Secretaria de Educação, os atendimentos psicológicos são realizados pela GAAS. A psicóloga Mayara Rangel explicou como docentes e demais profissionais podem buscar apoio e atendimento com profissionais da psicologia.
“Para os servidores de Manaus, não é necessário agendar previamente. Basta procurar o setor no horário comercial, de segunda a quinta-feira, das 8h às 14h, e nas sextas-feiras, das 8h às 12h. Para os servidores do interior, ou da capital que não conseguem comparecer presencialmente, é possível solicitar atendimento remoto. Os contatos e orientações estão disponíveis em todas as coordenadorias distritais e regionais”, explicou.
Com a campanha, a Secretaria de Educação reforça o compromisso com a valorização da vida, promovendo o diálogo, quebrando tabus e oferecendo apoio tanto a estudantes quanto a servidores da rede.
Fonte Assessoria de Imprensa