A Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, por meio do Departamento de Gestão Escolar (Degesc) e da Gerência de Avaliação da Aprendizagem e Desempenho (Gaade), realizou, nesta quinta-feira (04/09), uma ação de orientação e sensibilização para a realização das provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e do Sistema de Avaliação do Desempenho Educacional do Amazonas (Sadeam), previstas para o mês de outubro e novembro de 2025.

O evento aconteceu no auditório do Centro de Formação Profissional Padre José Anchieta (Cepan), e contou com a participação de diretores e representantes das Coordenadorias Distritais de Educação (CDEs). Todo o evento foi transmitido para os profissionais da educação do interior do estado por meio do Centro de Mídias de Educação do Amazonas (Cemeam), que disponibilizará a gravação para que professores e diretores possam consultar sempre que tiverem dúvidas sobre as avaliações.

De acordo com a diretora do Degesc, Aparecida Carvalho, esse momento de orientações foi preparado para que os diretores escolares pudessem entender o que mudou e o que permaneceu na aplicação do Saeb, assim como receber informações sobre a aplicação do Sadeam.

“O Saeb está previsto para iniciar de 20 a 31 de outubro, e o Sadeam de 13 a 14 de novembro, então será um mês em que as escolas estarão passando por avaliações externas. O Saeb é uma avaliação nacional que acontece a cada dois anos, e o Sadeam é uma avaliação estadual feita anualmente, então as séries avaliadas nessas provas possibilitam que a gente possa verificar como está o desempenho dos nossos estudantes”, destacou a diretora.

O encontro tratou de temas relacionados à organização da unidade de ensino que irá receber as avaliações, a apresentação da Base Legal que estabelece as diretrizes do Saeb no ano de 2025, as novidades no processo de coleta de informações e campanhas que a escola pode fazer para melhorar os resultados dessas avaliações e a adesão de pais e estudantes na realização das provas.

Para a gerente da Gaade, Nelyzabel Menezes, umas das novidades mais impactantes no processo de coleta de informações refere-se ao novo modelo de aplicação dos questionários eletrônicos, que passarão a ser preenchidos por professores e diretores diretamente no Sistema Saeb, disponível no site: saeb.inep.gov.br/saeb/

“A gente dá dicas de sensibilização, dicas de mobilização, como será o dia da aplicação, de que forma a escola pode contribuir para a melhoria desses resultados, além da participação dos pais nos questionários para os estudantes do Ensino Fundametal”, disse a gerente.

A diretora da Escola Estadual de Tempo Integral (EETI) Ribeiro da Cunha, localizada no bairro Praça 14 de Janeiro, Izabel Gomes Leão, destacou que, mesmo já tendo experiência na aplicação das avaliações externas, a orientação por parte da Secretaria de Educação sempre soma com novas ideias para a preparação dos alunos da melhor maneira possível.

“A vinda para essas novas recomendações foi muito gratificante e o que foi dito foi muito válido, apesar de já estar há alguns anos na gestão, o que foi repassado aqui foi de grande valia”, afirmou a diretora.