De 02 a 06 de setembro, Atalaia do Norte vai ser palco de sustentabilidade e desenvolvimento econômico com a realização 3º Festival Cultural da Pesca Manejada de Atalaia do Norte (Fescpeman), um dos maiores eventos do Alto Solimões. Destaque do Fescpeman é a feira do pirarucu manejado que, neste ano, recebe pirarucus de manejo autorizados pelo Ibama das etnias Mayuruna, Kanamari e Marubo, além dos peixes das comunidades de São Gabriel e São Rafael, no rio Itacoaí.

Em sua 3ª edição, o Fescpeman também vai agregar os produtores rurais indígenas e ribeirinhos, artesãos e manejadores de várias partes do Vale do Javari, em Atalaia do Norte. Além da feira, a programação do Festival terá o concurso de culinária para escolher o melhor prato feito com pirarucu, a escolha da Rainha do Fescpeman 2025, e apresentações culturais e o show do cantor Biel Loop e Silvinha Cristalina.

A Feira do Pirarucu Manejado de Atalaia do Norte, grande atrativo do 3º Fescpeman, acontece de 02 a 06 de setembro, de 7h às 17h, na praça da Mangueira. Neste ano, o quilo do filé do pirarucu sai a R$ 15 para o público geral. Grandes compradores terão uma tenda específica para negociação do pescado junto a manejadores.

O Fescpeman é um esforço da gestão municipal de Atalaia do Norte e uma oportunidade de valorizar a cultura ribeirinha e indígena, preservar as riquezas naturais de forma sustentável, incentivar o turismo e mostrar a força dos produtores locais.