Durante ação no interior, registros públicos e de família foram os serviços mais procurados pela população
A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) levou atendimento jurídico gratuito ao município de Fonte Boa, no período de 25 a 28 de agosto, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras). A iniciativa garantiu mais de 500 atos processuais e extraprocessuais, entre novos atendimentos, petições e acompanhamento de custodiados na delegacia local.
Segundo a defensora pública Karina Maria da Silva, que esteve à frente da ação, a procura surpreendeu logo nos primeiros dias.
“A princípio iríamos atender espontaneamente, mas a demanda nos primeiros dois dias foi tão alta, após o anúncio da Defensoria no município, que precisamos agendar as pessoas para os outros dias. Caso contrário, não daríamos conta de atender todos”, explicou.
Principais demandas
Os moradores buscaram a Defensoria, principalmente, para resolver problemas relacionados a registros públicos, que comprometem o acesso a direitos básicos.
“Essa demanda é muito importante, pois esses problemas inviabilizam o acesso a vários outros direitos, como o Bolsa Família, ir ao médico ou até mesmo estudar. É gratificante ajudar a resgatar a dignidade de tantas pessoas só com a regularização dos documentos”, destacou a defensora.
Outro volume significativo de atendimentos foi relacionado a questões de família e pensão alimentícia.
“São questões delicadas, que afetam diretamente o bem-estar das crianças e adolescentes”, falou.
Acesso à justiça no interior
A distância da capital e as dificuldades de conexão com internet ou sinal de celular tornam o acesso à Justiça um desafio para moradores de municípios como Fonte Boa. Por isso, a presença física da Defensoria é vista como essencial para reduzir desigualdades e garantir direitos.
De acordo com Karina, a presença da Defensoria em municípios distantes da capital é fundamental, já que nem todas as cidades contam com uma unidade física do órgão.
“Alguns assistidos já eram atendidos por meio virtual, mas esse atendimento é complicado para algumas pessoas. Nossa presença em lugares como Fonte Boa é fundamental. É a nossa maneira de encurtar a distância e levar a justiça direto pra quem mais precisa”, afirmou Karina.
Parcerias
A atuação contou com uma equipe formada pela defensora Karina e os servidores Kalitha Bastos e Rafael Castro. No município, o trabalho recebeu apoio do Cras de Fonte Boa, que além de ceder o espaço, auxiliou no acolhimento e na organização do atendimento.
“Gostaria de fazer um elogio especial ao pessoal do CRAS de Fonte Boa. A equipe de assistência social nos deu um apoio incrível, não só emprestando o espaço, mas nos ajudando a acolher e a organizar tudo”, ressaltou a defensora.
*Fonte – DPE-AM