A final da competição será às 14h30, no auditório Carlos Alberto Bandeira de Araújo_

Vitoriosos nos embates realizados nesta quinta-feira (28), os times da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e da Faculdade Santa Teresa são os grandes finalistas do 21º Júri Simulado do Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM). A final da competição será nesta sexta (29), a partir das 14h30, no auditório Carlos Alberto Bandeira de Araújo, sede da Procuradoria-Geral de Justiça.

Com Ufam na defesa e Faculdade Fametro na acusação, a primeira semifinal abordou um caso sobre um homem de 18 anos, que, após um desentendimento, desferiu um golpe de faca contra o peito da tia, matando-a.

Os acadêmicos da Ufam defenderam a tese de motivo fútil e solicitaram a condenação do réu pelo crime de homicídio qualificado, com dolo eventual. Já a equipe da Fametro defendeu a tese de semi-imputabilidade e pediu pela absolvição do acusado, ou diminuição da pena em caso de condenação — ambas negadas pelo júri.

“Agora, vamos para casa, descansar, dormir umas duas horas e voltar para ganhar essa final”, provocou, de forma bem-humorada, a estudante Ana Carolina Bentes Andrade, do time da Ufam. “Foi uma alegria muito grande estar pela primeira vez no Ministério Público e poder chegar à final do Júri Simulado. Agora não tem descanso, é permanecermos juntos para alcançar nosso objetivo”, complementou Álvaro de Souza Aranha, também da Ufam.

A segunda finalista foi a Faculdade Santa Teresa, que atuou na acusação, superando os adversários da Universidade do Estado do Amazonas – UEA (defesa), nesta tarde.

O acadêmico da Santa Teresa Lucas Marques, ressaltou a importância da experiência para sua trajetória profissional. “Essa experiência foi única pra mim e também para minhas colegas, que me apoiaram, porque elas me fizeram acreditar em mim mesmo quando, às vezes, eu não acreditava. Inclusive, eu não tenho dúvida de que eu tenho a máxima vontade de fazer parte do Ministério Público depois dessa experiência”, afirmou.

Já a estudante Jaqueline Veloso, também da Santa Teresa, destacou a emoção de disputar sua última competição representando a faculdade. “Eu não tenho nem palavras para descrever o que eu estou sentindo agora. Eu estou muito feliz que a gente está na final, porque era uma coisa que eu queria muito. E eu falo que esse é meu último júri competindo pela faculdade, então estou extremamente feliz”, declarou, emocionada.

Antes da grande final, também nesta sexta (29), a partir das 8h30, as faculdades Fametro e UEA competirão pelo terceiro lugar da competição.

*O evento*

A 21ª edição do Júri Simulado homenageia a promotora de Justiça Christiane Dolzany de Araújo, falecida em outubro de 2024, por sua dedicação à defesa de pessoas em situação de vulnerabilidade psicossocial.

O Júri Simulado do MPAM segue até sexta-feira (29), proporcionando aos acadêmicos a experiência prática da atuação em um Tribunal do Júri e estimulando o aprendizado por meio da vivência realista de casos criminais.

 

*Fonte – MAPAM