O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, afirmou que vai se reunir com o presidente dos EUA, Donald Trump, em Washington, na próxima segunda-feira (18), após “longa e substancial conversa” com Trump. Ele ainda declarou que planeja se encontrar com líderes europeus para discutir a cúpula do Alasca.

As declarações ocorrem após uma longa conversa com o presidente americano, durante o voo de volta do Alasca. O gabinete de Zelensky confirmou que ele conversou com Trump neste de sábado. Trump pousou na Base Conjunta Andrews, em Maryland, pouco depois das 2h (horário de Brasília), após o encerramento de sua reunião com o presidente russo, Vladimir Putin.

De acordo com a secretária de imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt, o presidente americano passou grande parte do voo de seis horas ao telefone. Após o telefonema com Zelensky, Trump conversou com a OTAN.

Durante coletiva de imprensa conjunta com Putin, após o encontro de duas horas e meia, Trump prometeu manter conversas telefônicas com Zelensky e autoridades da OTAN. “Claro que ligarei para o nosso presidente Zelensky e lhe contarei sobre a reunião de hoje”, disse.