O Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), por meio da Escola de Contas Públicas (ECP), prorrogou até o dia 7 de agosto as inscrições para a edição 2025 do Programa de Formação de Agentes de Controle Social (Profac).
Gratuito e realizado totalmente de forma online, o curso é voltado à capacitação de cidadãos interessados em acompanhar e fiscalizar a aplicação dos recursos públicos.
Os interessados podem se inscrever pelo endereço eletrônico https://forms.gle/vyqoTBmgT47QGMWLA.
“Com a formação on-line e prorrogação das inscrições, ampliamos o acesso e permitimos que cidadãos do interior e de outros estados também participem”, disse o conselheiro Júlio Pinheiro, coordenador da ECP.
A principal novidade desta edição é o módulo Controle Social e Meio Ambiente, que abordará temas como sustentabilidade, fiscalização de políticas ambientais e a atuação do cidadão frente aos desafios climáticos e socioambientais da região amazônica.
“Esse módulo foi criado já pensando em nossa realidade atual, pois é um tema que vem sendo bastante debatido por conta das mudanças climáticas e, logo mais, a COP-30”, explicou a coordenadora do programa, Izabel dos Anjos.
Para quem já participou do programa, como Alexandra Saraiva, o curso representa uma transformação pessoal e comunitária. Ela destaca que o Profac também ampliou seu conhecimento sobre mecanismos de participação popular.
“Aprendi a consultar o portal da transparência, a participar de audiências públicas e a buscar soluções para pequenos problemas nos bairros. Foi uma experiência que ampliou meu conhecimento e me deu mais segurança para ajudar minha cidade.”
A formação tem carga horária total de 120 horas.
Cronograma
Os aprovados terão seus nomes divulgados até o dia 12 de agosto, no Diário Oficial Eletrônico (DOE) e no site do TCE-AM.
Para saber mais detalhes, como a programação, horários de estudo e tutores, veja a tabela abaixo:
Fonte TCE-AM