No dia 30 de maio de 2025, um incêndio de grandes proporções atingiu dois apartamentos do Parque Residencial Manaus, na capital amazonense, deixando feridos sete adultos e uma criança. Todos os adultos, incluindo uma mulher grávida, foram encaminhados pelo Corpo de Bombeiros para o Centro de Tratamento de Queimados do Hospital e Pronto-Socorro (HPS) 28 de Agosto, unidade que integra o Complexo Hospitalar Sul, da rede estadual de saúde. A criança foi para o hospital de referência infantil. Passado um mês e meio do acidente, todos já receberam alta.
O CTQ do HPS 28 de Agosto é a unidade de referência credenciada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para adultos vítimas de queimaduras na Região Norte. Significa que, se houver um grande acidente em Manaus, como o que aconteceu em maio, no interior ou até mesmo em outros estados da região, o hospital é a unidade preparada e capacitada para receber esses pacientes.
“O CTQ consolidou-se como uma das unidades mais importantes para o atendimento de alta complexidade na Região Norte. Ele integra a rede regulada de atendimento estadual e está inserido em um processo contínuo, vinculado a protocolos definidos e pactuados com o Ministério da Saúde”, afirma a secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud.
O diretor técnico do CHS, Roberto Zonta, afirma que o CTQ é estrategicamente dimensionado para responder de forma rápida a eventos adversos, como acidentes com múltiplas vítimas. “É a única unidade do tipo para tratamento de adultos vítimas de queimaduras no Norte do Brasil. Está em pleno funcionamento e totalmente preparado para qualquer eventualidade”, ressalta.
*Fonte – (Secom)