A Prefeitura de Manaus, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) Dr. Carlos Durand, da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), vai abrir agendamento, no dia 25/7, para a castração gratuita de cães e gatos no bairro São José Operário, zona Leste. A distribuição das senhas, de forma exclusivamente presencial, ocorrerá a partir das 8h30, na unidade móvel assistencial do CCZ, o Castramóvel, localizada no centro de convivência Prefeito José Fernandes, situado na rua Barreirinha, 14, quadra 45.

Serão ofertadas 250 vagas para castração, sendo que cada usuário poderá receber até duas senhas, para um animal macho e uma fêmea, ou dois machos. Para agendar o procedimento, o tutor deve apresentar documento oficial de identidade, CPF e comprovante de residência original. Não é necessário levar o animal no dia do agendamento.

O gerente do CCZ Manaus, médico veterinário Rodrigo Araújo, informa que as cirurgias serão realizadas no período de 28/7 a 1º/8, no mesmo local da marcação. O procedimento de esterilização, conforme o gestor, é indicado para cães e gatos saudáveis, a partir dos 5 meses de idade.

“No momento do agendamento, os tutores são informados sobre a data e horário da cirurgia, e recebem todas as orientações necessárias com relação ao preparo do animal para o procedimento”, explica.

Rodrigo assinala que o serviço de castração faz parte das estratégias da Semsa para a prevenção e controle de zoonoses, a exemplo da esporotricose animal, que registrou aumento nas zonas Norte e Leste do município. Neste ano, informa o gestor, mais de 2.500 animais já foram diagnosticados com a doença em toda a capital.

“É um grande desafio para todo o país o enfrentamento dessa zoonose, que é causada por um fungo encontrado em ambientes como solo e madeira em decomposição, e pode ser transmitida aos seres humanos principalmente pelos felinos, por meio de mordedura e arranhadura”, enfatiza o gerente.

O procedimento de castração, segundo Rodrigo, tem ainda um impacto positivo na longevidade e na saúde, evitando que os animais venham a desenvolver câncer nas mamas, útero e próstata. “Os machos castrados também se tornam menos agressivos e agitados, enquanto as fêmeas deixam de fugir de casa para acasalar, pois não entram mais no cio”, complementa.

Vacinação

Também durante a ação de castração no São José, os profissionais do CCZ Manaus vão ofertar a vacinação de cães e gatos contra a raiva. Os tutores que desejarem imunizar seus animais podem se dirigir ao local no horário das 9h às 12h, de 28/7 a 1º/8.

Rodrigo Araújo lembra que a vacinação antirrábica é gratuita, anual e obrigatória para cães e gatos saudáveis, com idade a partir dos três meses. “Basta comparecer com o animal na nossa unidade móvel para ter acesso ao serviço, não sendo necessário agendar previamente nem apresentar qualquer documentação”, orienta.

Para dúvidas ou informações adicionais sobre a ação no São José Operário e o serviço municipal de castração, a população pode entrar em contato com o CCZ Manaus por meio do WhatsApp, pelo número (92) 98842-8359, com atendimento de segunda a sexta-feira, em dias úteis, das 8h às 16h.

*Fonte – http://Semsa