Ação, realizada nesta sexta-feira (11/07), teve como objetivo divulgar o projeto e viabilizar a participação de instituições de ensino privadas
Na manhã desta sexta-feira (11/07), o Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM) promoveu uma reunião com representantes de instituições de ensino particular de Manaus para apresentar o Projeto Juntos pela Vida e ampliar a adesão à iniciativa. A ação foi conduzida pela procuradora de Justiça e coordenadora do projeto, Delisa Olívia Vieiralves Ferreira.
A reunião teve como intuito apresentar o Juntos pela Vida aos gestores das escolas, explicando o funcionamento, mostrando dados e metas alcançadas nas auditorias, além de dialogar sobre a importância de as instituições de ensino aderirem ao projeto. O programa tem a missão de ampliar a cobertura vacinal no estado, impulsionar as taxas de vacinação nas escolas e conscientizar sobre os benefícios da imunização de crianças e adolescentes para a erradicação de doenças.
O projeto, já desenvolvido em escolas públicas de 42 municípios do Amazonas, busca alcançar também a adesão de escolas privadas. Durante a reunião, a procuradora ressaltou a falta de captação e registro de dados sobre a cobertura vacinal nos colégios particulares de Manaus. A adesão ao projeto, além de impulsionar a taxa de imunização infantojuvenil na capital, contribui para melhorar o cenário de ausência de dados sobre a imunização de alunos de escolas privadas.
“Nós não temos dados de cobertura vacinal da rede privada. Depois da pandemia, não podemos mais separar a vacinação entre uma questão de saúde e de educação. Nós temos que trabalhar juntos, a escola também, até para garantir um ambiente seguro”, afirmou a coordenadora.
Sobre o projeto
O Juntos pela Vida concede selo de verificação às escolas que alcançam 80% ou mais de alunos vacinados, atestando o sucesso na campanha de imunização promovida e o comprometimento da instituição de ensino com a saúde pública.
O projeto é conduzido pelos Centros de Apoio Operacional de Proteção e Defesa dos Direitos Constitucionais do Cidadão, dos Direitos do Consumidor e da Defesa do Patrimônio Público (CAO-PDC) e das Promotorias de Justiça da Infância e Juventude (CAO-IJ).
Auditorias
Nesta semana, duas escolas superaram o índice de 80% de cobertura vacinal, conforme auditoria realizada na segunda-feira (07/07):
➥ Centro Municipal de Ensino Integral Mariete Carneiro da Silva (bairro Jorge Teixeira, zona leste), com 96,67% de alunos vacinados;
➥ Centro Municipal de Ensino Integral Magdalena Arce Daou (bairro Santa Luzia, zona sul), com 91,80% de estudantes vacinados.