O Kwati Club 2025, localizado às margens do Lago Macurany, em Parintins, trará uma novidade cultural ao seu público: um espaço dedicado exclusivamente à exposição de obras do Coletivo Parintins em Cores.
O grupo, que atua há mais de 27 anos, é formado por artistas plásticos, visuais, artesãos, designers e fotógrafos da Amazônia.
Aproximadamente 20 artistas apresentarão suas obras ao longo dos quatro dias do festival. Segundo Josinaldo Mattos, artista e curador da exposição, a iniciativa oferece uma vitrine importante para o trabalho criativo local.
“Hoje, o Festival de Parintins é uma cultura de massa, e sabemos que o Kwati tem sua contribuição nisso, pois há muito tempo vem investindo na festa. Sempre almejamos esse espaço, pois sabemos que ele recebe pessoas de todo o mundo e sabemos, também, da importância dele para a cidade. Ficamos felizes em podermos ligar nossa marca a um local tão importante e que nos dará ainda mais visibilidade”, afirmou.
O coletivo é composto por 56 artistas de diferentes localidades, como Parintins, Manaus e Ilha do Marajó. A curadoria privilegia obras com qualidade pictórica e acabamento refinado, sejam pinturas em tela, desenhos, aquarelas, grafites ou peças artesanais. O espaço também irá expor camisas com estampas autorais, criadas por designers do grupo.
Entre os artistas com obras confirmadas estão nomes consagrados como Rubens Belém, Arildo Mendes e Pito Silva, ao lado de novos talentos.
“A ideia é levarmos para o Kwati Club um pouco de cada arte produzida pelos nossos membros. Mas para além disso, nos orgulhamos de termos quadros de grandes artistas da Amazônia como Rubens Belém – parintinense radicado em Manaus – Arildo Mendes, com obras espalhadas pelo mundo; Pito Silva, que já fez a fachada do Bumbódromo… Isso tudo mesclado com artistas iniciantes, pois acreditamos que somente assim conseguiremos perpetuar a arte”
Programação musical
Além da exposição de artes, o Kwati Club contará com uma programação musical intensa. A tradicional Festa dos Visitantes abre a programação na quinta-feira (26), com 10 horas de boi-bumbá das 15h à 1h, incluindo apresentações de Prince do Boi, Leonardo Castelo, Curumins da Baixa, Balanço da Toada, Toada de Roda, Príncipe do Boi, Márcio do Boi, Cateto da Toada e o DJ Adelino.
*Fonte – Assessoria do Kwati Club