O governador Wilson Lima entregou, neste sábado (24/05), o Estádio Carlos Zamith totalmente modernizado. Localizado na zona leste de Manaus, o espaço passou por uma ampla revitalização que incluiu melhorias estruturais e um novo sistema de iluminação, elevando o padrão do estádio para receber competições em níveis municipal, estadual, nacional e internacional.
“Quando a gente fala de construção de espaços como esse para o futebol, para as competições, não é simplesmente entregar uma estrutura. Uma estrutura como essa em que recebemos competições nacionais traz a vinda da imprensa, de veículos de comunicação. Além disso, colocar o que estamos colocando, hoje, de modernidade no estádio exige muito esforço e comprometimento, porque entendemos a importância que o esporte tem na vida das pessoas”, afirmou o governador Wilson Lima.
Com investimentos de R$ 6,2 milhões, oriundos de recursos federais da Lei Pelé, a obra foi coordenada pela Secretaria de Infraestrutura (Seinfra). A entrega marca mais um avanço no projeto de valorização dos espaços esportivos promovido pelo Governo do Amazonas que, desde 2021, já investiu mais de R$ 23 milhões em revitalizações.
Ao todo, o Governo do Amazonas já entregou 42 espaços esportivos revitalizados desde 2021, sendo 37 em Manaus e cinco no interior do estado, em ações coordenadas pela Seinfra e pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE).
Entre os destaques da reforma está o novo sistema de iluminação esportiva em LED, que substitui a antiga tecnologia a vapor de sódio. Foram instalados 120 refletores, capazes de reproduzir até 13 cores diferentes, proporcionando uma nova experiência para torcedores e atletas durante os jogos. O sistema elimina o chamado “efeito sombra”, garantindo iluminação uniforme e segura em toda a área do campo.
A iluminação passou por testes rigorosos em 88 pontos do gramado, seguindo protocolos aplicados pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e pela Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol).
A estrutura elétrica do estádio também foi completamente reformada. Uma nova subestação de energia foi instalada, triplicando a potência disponível, agora com capacidade de 1.000 quilowatt-hora (kWh), acima das exigências da CBF. O estádio recebeu, ainda, um novo gerador, que garante autonomia energética e elimina o risco de apagões durante os jogos.
Participaram da entrega o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), Roberto Cidade; os deputados estaduais Joana D’arc e Cabo Maciel; o presidente da Associação Amazonense dos Municípios, Anderson Sousa; o vereador Ivo Neto e os dirigentes dos times Amazonas FC e do São Raimundo.
Outras melhorias
A modernização incluiu ainda a ampliação da cabine de imprensa, melhorias nos bancos de reserva, cabine de arbitragem, recuperação estrutural das arquibancadas, nova pintura geral, reforço no sistema de segurança e a instalação de um novo sistema contra descargas elétricas (DPS).
Além disso, o letreiro do estádio ganhou nova iluminação e o estacionamento foi sinalizado, garantindo mais segurança e organização para o público.
Atividades
Com a reforma, o Estádio Carlos Zamith está preparado para sediar jogos oficiais de diversas competições. Em maio, recebeu uma partida da Série B do Campeonato Brasileiro, entre Amazonas FC e CRB-AL, e já tem nova agenda: neste domingo (25/05), o estádio será palco do jogo entre Amazonas FC e Operário-PR, também pela Série B Brasileirão.
“Essa reforma não é só importante para a equipe do Amazonas, mas sim para todo o cenário esportivo futebolístico do Amazonas. Isso é um um grande investimento que o Governo do Estado está fazendo”, pontuou o presidente do Amazonas FC, Weslley Couto.
*Fonte – http://Secom