A Rússia lançou dezenas de drones de ataque e mísseis balísticos contra Kiev durante a noite de sexta-feira (23), em um dos maiores ataques aéreos combinados contra a capital ucraniana nos três anos de guerra, danificando vários prédios residenciais e ferindo 15 pessoas.

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, afirmou em uma publicação nas redes sociais que foi uma “noite difícil” para a Ucrânia e pediu novas sanções internacionais para pressionar Moscou a concordar com um cessar-fogo.

Nas primeiras horas da manhã deste sábado (24), testemunhas da Reuters viram e ouviram ondas sucessivas de drones sobrevoando Kiev, e uma série de explosões abalou a cidade.

Imagens de fotógrafos da Reuters mostraram explosões atingindo a cidade enquanto nuvens de fumaça se espalhavam pelo horizonte. No último andar de um prédio de apartamentos, fumaça e chamas saíam de uma janela da sacada enquanto os bombeiros tentavam se aproximar.

A administração militar da cidade de Kiev e a polícia relataram danos em seis distritos da capital ucraniana, com um total de 15 feridos até o momento.