O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que Donald Trump “está no caminho certo” ao discutir a paz na Ucrânia, num raro elogio ao líder americano.

“Na medida que o Trump toma a decisão de discutir a paz entre Rússia e Ucrânia, que o (ex-presidente Joe) Biden deveria ter tomado, eu sou obrigado a dizer que o Trump está no caminho certo”, disse o presidente brasileiro.

Lula lembrou que no Brasil vem defendendo a ideia de uma saída negociada entre Moscou e Kiev desde o início da guerra na Ucrânia.

“Nós fizemos uma crítica contundente à ocupação territorial que a Rússia fez para a Ucrânia. E nos colocamos à disposição para buscar a paz entre a Rússia e a Ucrânia. Naquele instante, a gente dizia que não era possível conversar apenas com o (presidente ucraniano Volodymyr) Zelensky. Era necessário colocar os dois numa mesa”, disse ele.

Lula afirmou que vai ter uma conversa telefônica com Zelensky na semana que vem e que vai, então, entender se o ucraniano quer mesmo a paz.

O presidente brasileiro reclamou da Europa, afirmando que líderes do continente sempre foram contra as negociações com o líder russo Vladimir Putin.

“Agora que o Trump começou a conversar com o Putin, a Europa não quer ficar de fora e quer trazer o Zelensky. E eu acho que tem que entrar. Para ter paz, tem que colocar Putin e Zelensky em cima de uma mesa e colocar pra conversar e parar de atirar e começar a plantar comida e discutir paz”, afirmou.

As declarações de Lula foram feitas em Hanói, a capital do Vietnã, no encerramento de sua viagem de uma semana pela Ásia.

As visitas de Estado ao Japão e ao Vietnã foram dominadas por discussões comerciais e estratégicas com líderes dos dois países.

Fonte CNN