O Governo do Amazonas anunciou, nesta segunda-feira (17), um plano de modernização da infraestrutura do Complexo Hospitalar Sul (CHS), que inclui o Hospital e Pronto-Socorro (HPS) 28 de Agosto e o Instituto da Mulher Dona Lindu. O cronograma prevê obras e melhorias para os próximos 90 dias a um ano, com o objetivo de padronizar os serviços no mesmo modelo do Hospital Delphina Aziz.
Desde dezembro de 2024, com a mudança no modelo de gestão, as unidades passaram por reformulação nos fluxos de atendimento e ampliação dos serviços. Agora, segundo o governo, o foco está na reestruturação da infraestrutura.
A modernização será conduzida pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb), e pela Organização Social de Saúde (OSS) responsável pela administração do CHS.
Entre as intervenções, está a revitalização dos 60 leitos de UTI do HPS 28 de Agosto, incluindo melhorias na iluminação, climatização e readequação dos espaços. As enfermarias também passarão por reformas, com troca de pisos, equipamentos e modernização dos leitos.
A recepção do HPS 28 de Agosto está sendo reformada e ampliada para separar os fluxos de urgência-emergência e atendimento ambulatorial. “A mudança também prevê um espaço para acolhimento social, incluindo processos como troca de acompanhantes e emissão de boletins médicos. No Instituto Dona Lindu, a recepção será ampliada, com reestruturação dos fluxos para otimizar os atendimentos obstétricos e ginecológicos”, informou o governo.
Além das melhorias internas, a fachada do complexo hospitalar será revitalizada, e um posto policial será instalado em frente às unidades.