A Nasa lançou, na terça-feira (11), seu mais novo telescópio espacial, o SPHEREx, projetado para buscar os principais ingredientes da vida na Via Láctea, junto a uma missão focada no Sol chamada PUNCH.
Ambas as missões inovadoras prometem revelar aspectos nunca antes vistos e desconhecidos do nosso sistema solar e da nossa galáxia. O lançamento estava previsto inicialmente para ocorrer no último fim de semana, mas foi adiado pela agência.
Embora elas tenham objetivos totalmente diferentes, lançar o PUNCH como uma carga secundária junto com o SPHEREx ajuda a colocar “mais ciência no espaço por um custo menor”, afirma Nicky Fox, administradora associada da Diretoria de Missão Científica da Nasa.
E ajuda o fato de que ambas as missões estão indo para um local semelhante: uma órbita síncrona ao Sol ao redor dos polos da Terra, o que significa que cada espaçonave mantém a mesma orientação em relação ao Sol ao longo do ano.
SPHEREx, ou Espectrofotômetro para a História do Universo, Época da Reionização e Explorador de Gelo, tem como objetivo esclarecer como o universo evoluiu e descobrir onde os principais ingredientes da vida se originaram no cosmos.
PUNCH, ou Polarímetro para Unificar a Coroa e a Heliosfera, estudará como o Sol afeta o sistema solar. A missão observará a quente atmosfera externa do Sol, chamada coroa, e estudará o vento solar, ou seja, as partículas energizadas que emergem em um fluxo constante do Sol.
“Essas missões abrangem toda a amplitude da ciência que a Nasa realiza todos os dias”, explica Mark Clampin, administrador associado interino da Diretoria de Missão Científica da Nasa. “PUNCH … estudará o Sol em grande detalhe, enquanto o SPHEREx é uma missão de levantamento que escaneará todo o céu e observará centenas de milhões de estrelas. Assim, a cada minuto do dia, as missões científicas da Nasa estão explorando o universo em diferentes escalas para realmente nos ajudar a entender o universo em que vivemos e compreender o Sol que mantém nosso planeta vivo.”
Fonte CNN