O presidente da China, Xi Jinping, discursou nesta segunda-feira (17) em uma conferência com a presença de líderes empresariais, incluindo o cofundador do Alibaba Group, Jack Ma.

A informação é da mídia estatal chinesa, enquanto Pequim lida com uma economia em desaceleração e tensões crescentes com os Estados Unidos.

Outros líderes empresariais privados que compareceram à conferência, incluindo o fundador da Huawei, Ren Zhengfei, Lei Jun da Xiaomi, Wang Chuanfu da BYD, Wang Xingxing da Unitree e Robin Zeng da CATL, mostrou um vídeo publicado pela CCTV.

Wang Xing, da Meituan, Leng Youbin, da China Feihe e o fundador da Will Semiconductor, Yu Renrong, também compareceram ao evento.

Xi fez um discurso após ouvir representantes de empresas privadas, informou a agência de notícias oficial Xinhua. A reportagem não forneceu detalhes sobre o evento, realizado no Grande Salão do Povo, em Pequim.

A Reuters havia relatado na sexta-feira (14), citando fontes, que Xi planejava presidir um seminário para impulsionar o sentimento do setor privado na segunda-feira, e contaria com a presença de líderes empresariais do país.

A reunião teria como objetivo impulsionar o sentimento do setor privado, e esperava-se que Xi encorajasse os chefes das empresas a expandir seus negócios nacional e internacionalmente em meio a uma guerra tecnológica China-EUA cada vez mais intensa, disseram as fontes.

O simpósio também acontece no momento em que a plataforma de IA da DeepSeek desencadeou especulações de investidores sobre seu potencial de impulsionar o setor de tecnologia mais amplo da China, levando a pedidos de uma reprecificação ascendente dos ativos chineses.

Xi há muito tempo enfatiza a necessidade da China atingir a autossuficiência em semicondutores e quer que o país use IA para impulsionar o desenvolvimento econômico.

 

Fonte CNN