A Secretaria de Estado e de Educação Escolar, por meio do Departamento de Gestão Escolar (Degesc), deu início nesta terça-feira (21/01) à Pré-Jornada Pedagógica 2025. Voltada para os diretores escolares das sete Coordenadorias Distritais de Educação (CDEs), o evento, neste primeiro dia, reuniu os diretores da CDE 1, e foi realizado no Palacete Provincial, localizado na Praça Heliodoro Balbi, Centro de Manaus. Os encontros com os demais educadores seguem até a sexta-feira (24/01). Já para o interior, a Pré-Jornada será on-line, dia 25/01.
Com o tema ‘Avaliação Institucional e Planejamento na Gestão Escolar’, o evento busca fornecer orientações e promover a sistematização de ações prioritárias organizacionais. O intuito do encontro é desenvolver, juntamente com a equipe administrativa e pedagógica, a elaboração democrática e participativa do Plano de Gestão Escolar para 2025.
Segundo a diretora do Degesc, Maria Aparecida Carvalho, esta edição foi preparada com bastante cuidado pela equipe do Departamento de Gestão com o objetivo de permitir a integração e a troca de experiências entre os diretores escolares, e é um vislumbre prévio da Jornada Pedagógica.
“O objetivo dessa ação é justamente tentar aproximar o diretor para que ele tenha subsídios, informação e orientação suficientes, e assim consiga preparar a jornada pedagógica que vai fazer com os seus professores e também de planejamento ao longo do ano”, explicou a diretora.
Pré-Jornada Pedagógica
O primeiro encontro desta terça-feira contou com discussões voltadas à avaliação institucional como estratégia para elaboração do plano de gestão escolar, as novas estruturas, a reestruturação da árvore de indicadores e ideias para ações organizacionais da vida escolar do estudante.
Além de receber informações a respeito do Plano de Gestão Escolar de 2025, a Pré-Jornada também é uma oportunidade de transmitir conhecimentos e vivências daqueles que trabalham há muitos anos com direção escolar aos novos diretores, como afirmou o diretor da Escola Estadual Francisco Albuquerque, Emanuel Cardozo, um dos presentes.
“Com certeza nessa jornada tem coisas novas muito importantes a serem aprendidas e compreendidas de forma que podem ser utilizadas na escola. Esse compartilhamento de experiências, tanto recebendo, como compartilhando com os mais novos, e essa troca de informações é muito importante”, contou o diretor escolar.
Divididos entre os turnos matutino e vespertino, a Pré-Jornada durante os quatro dias irá abranger todos os diretores escolares da capital e na segunda-feira (27/01), chegará até os diretores escolares do interior via Centro de Mídias de Educação do Amazonas (Cemeam).