Comunidades da Zona Rural de Manaquiri, no interior do Amazonas, já sofrem com a falta de água potável devido a seca que atinge o estado. Poços e reservatórios que estavam auxiliando os moradores no armazenamento de água, apresentam dificuldade para atender a demanda nos locais.

O rio Paraná do Manaquiri, braço do rio Solimões, vem secando diariamente. Segundo a Defesa Civil do município, as águas desceram 22 centímetros entre domingo (1º) e segunda-feira (2). O g1 questionou o órgão sobre o atual nível do rio, mas não obteve retorno até o momento.

Os impactos estão sendo sentidos por ao menos 250 famílias que moram nas comunidades Paraná do Manaquiri, Costa do Aruanã e Barrosinho. A agricultora Ilcarina Borges é uma das afetadas e relata o drama causado pela seca.

A pouca água no rio também trouxe dificuldades para a realização de trabalhos essenciais, como o transporte de pacientes de áreas ribeirinhas para o hospital da cidade. Hudson dos Santos trabalha pilotando a embarcação que faz o serviço – popularmente conhecida como ‘ambulancha’. O profissional alerta para a atual condição de navegação.

Para atender a falta de água, carros pipas do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) e da Defesa Civil estão abastecendo os poços e cacimbas dos moradores.

Fonte Assessoria de Imprensa